Riqueza e dinheiro, como atrair?

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Como dizia o Príncipe dos Fiéis (A.S.) sobre o ganho do ser humano: Os ganhos se dividem em duas categorias: A que você busca, e a que vem até de você”.

Este dito é bem claro e está nos indicando várias questões, entre as quais:

Primeira: Devemos ficar tranquilos, pois Deus determinou para cada um de nós um ganho específico e limitado que certamente irá chegar ao nosso bolso e jamais será tirado de nós. Independentemente de agirmos, trabalharmos, estudarmos, evoluirmos ou não, este ganho foi determinado por Deus para a pessoa e ela o receberá com certeza. Esta é uma promessa de Deus.

Segunda: O ser humano deve agir, deve trabalhar e deve buscar o ganho, pois além daquilo que lhe foi garantido por Deus, há um outro ganho que depende da própria ação do homem para chegar a ele. Não é porque Deus garantiu algo que o homem deve ficar em casa esperando aquilo chegar a ele. Ele deve agir e trabalhar, para adquirir mais do que o que lhe foi garantido.

Portanto, estamos cientes de que certamente há um ganho que chegará a nós, sem um esforço, e o outro que depende da minha ação, do meu planejamento e da minha força e vontade para chegar a mim. Isso nos faz meditar que nossa vida financeira depende das nossas escolhas e decisões, e a busca pelo ganho licito é uma ação tão nobre e bela quanto a devoção, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A devoção se divide em setenta partes, a mais nobre delas é a busca pelo ganho licito”.

Quanto mais nos dedicarmos mais Deus nos agraciará, pois a busca pelo ganho é uma devoção, como o Profeta afirma acima, e com certeza há formas e meios em que Deus pode abençoar e multiplicar nossos ganhos se os seguirmos. Mas há também formas, meios e caminhos que podem atrair a desgraça e a pobreza e devemos, pois, nos afastar deles. Antes de começar a citar os elementos que ajudam a atrair mais riqueza e ganhos em nossa vida é muito importante ressaltar que cada um deles foi fixado e ensinado por meio de uma fonte muito confiável que pode ser uma das seguintes:

1) Alcorão Sagrado

2) Sunnah e tradições do Profeta (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.)

As questões que podem atrair mais riqueza e ganhos em nossas vidas são divididas em quatro categorias:

1) Morais

2) Sociais

3) Profissionais

4) Pessoais

Aspectos Morais

1) Temor a Deus

Quem simplesmente for temente a Deus, distanciando-se do que Deus o proibiu, e praticar as obrigatoriedades impostas por Deus sobre ele, automaticamente esta prática irá atrair mais riqueza e ganho em sua vida. Deus disse: “… Mas, a quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída (2) E o agraciará, de onde menos esperar… (3)”

2) Boa conduta

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A boa conduta aumenta a riqueza”. Só o fato de a pessoa gozar de uma boa conduta e uma boa educação já é um elemento que pode atrair mais riqueza.

3) Boas palavras

O Imam Assajad (A.S.) dizia: “Dizer a verdade multiplica a riqueza”. Um bom vocabulário sem palavras obscenas e sujas, também é um elemento que atrai mais riqueza.

4) Dizer a verdade

O Imam Ali (A.S.) dizia: “Dizer a verdade aumenta a riqueza”. Dizer a verdade e ser honesto é um dos elementos que atrai mais riqueza.

5) Ser confiável

E esta foi uma das virtudes do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) a qual por meio dela e da verdade era conhecido entre as pessoas antes mesmo da revelação do Islam vir sobre ele. Ele mesmo dizia: “A confiança (ser confiável) atrai a riqueza, a confiança e afasta a pobreza”.

6) A bondade

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Fazer o bem atrai a riqueza”.

7) Alimentar as pessoas

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A riqueza chegará mais rápido para quem costuma alimentar as pessoas”.

8) Caridade

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Atraiam a riqueza com a caridade (Sadaqah)”.

9) A boa intenção

O Imam Ali (A.S.) dizia: “Quem tem boas intenções terá sua riqueza aumentada”. Más intenções podem prejudicar a sua riqueza e o seu ganho.

10) A gratidão

Uma das condições para atrair mais riqueza é a gratidão. Agradecer a Deus pelas abundâncias e pelas suas benções é um dos meios de multiplicar as riquezas. Deus disse: “… Se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei…” (14:7). Também o Imam Ali (A.S.) dizia: “A gratidão do abençoado multiplica as riquezas”.

11)  A oração para o próximo

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A oração do fiel para o fiel afasta as calamidades e faz jorrar riquezas”.

12) Consolar o irmão

O Imam Ali (A.S.) dizia: “Consolar o irmão atrai mais riqueza”.

Aspectos Sociais

13) Laços familiares

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Laços familiares fazem a consagração das ações, multiplicam as riquezas, facilitam o julgamento, afastam as calamidades e aumentam as riquezas”.

14) Bondade com a família

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Quem for bondoso com seus familiares, terá a riqueza multiplicada”.

15) Ser um bom vizinho

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Ser um bom vizinho, aumenta sua riqueza”.

16) Casamento

Certo dia um homem procurou o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e se queixou por ser pobre. O Profeta então lhe recomendou que se casasse, pois assim Deus iria lhe conceder mais ganhos.

Aspectos Profissionais

17) Buscar a riqueza com vontade e força

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Se buscar a riqueza então busque- a com força e vontade”. Buscar a riqueza com vontade. Trabalhar com força e não ser afetado pelo mal da preguiça. A pessoa correr atrás, trabalhar, agir, carregar, subir, descer, e etc… tudo isso influencia o seu ganho e pode te agraciar mais ainda. Não pode demonstrar preguiça ou falta de vontade no trabalho, pois isso afeta o seu ganho. São palavras e afirmações do Imam.

18) Profissão

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se for enriquecido numa profissão, então continue nela”. O Profeta nos aconselha que devemos nos apegar na profissão que por meio dela temos ganho e não ficar toda hora trocando de profissão. Se tivermos sucesso em uma determinada profissão, um certo setor ou determinado trabalho então devemos ficar nele. O problema de ficar trocando de profissão tem suas razões. Se for por questões de demanda ou de mercado não há problema nenhum em trocar de profissão, pois se aquela profissão está sendo extinta o certo e a lógica seria procurar uma que seja procurada e adequada ao tempo que vivemos. Já a segunda razão da troca de profissão é a ganância: quando a pessoa tem por si o sentimento de sempre querer mais e não se contenta com o que já ganha em sua atual profissão ou trabalho. É este o problema que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) aconselha a evitarmos, pois a ganância pode fazer o homem ficar trocando de setor e profissão toda hora fazendo que ele perca seu foco e se torne vulnerável a perder o seu dinheiro.

19) Acordar cedo

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Acordem cedo para buscarem a riqueza e busquem o lícito, pois Deus vos agraciará e ajudará com isso”. Como alguém quer ser enriquecido e ter mais ganhos se dorme até mais tarde?! Este é mais uma dica para atrair mais ganho e riqueza.

20) Se importar mesmo se for pouco

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Quem buscar o pouco, será agraciado com muita riqueza. E quem deixar de buscar o pouco aquilo lhe privará de muita riqueza”. Tem aquele tipo de vendedor que prefere vender só no atacado ou se a compra for pouca ele nem corre ou nem atende a pessoa. O certo é, mesmo se for pouco, mesmo se for varejo, mesmo se a venda for pouca, devemos dar a devida atenção, pois é o pouco que atrai o muito.

Aspectos Pessoais

Aqui iremos citar algumas dicas que também são ótimas para atraírem a riqueza.

21) Luz da casa

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “… A luz ligada na casa antes do pôr do sol afasta a pobreza”. Esta passagem nos recomenda que acendamos a luz da casa naqueles minutos que antecipam o pôr do sol. Isso atrai a riqueza.

22) Pentear o cabelo

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Pentear-se atrai a riqueza”. Só o simples fato de sempre pentear o cabelo pode ser um motivo para atrair a riqueza.

23) Cortar as unhas

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Cortar as unhas afasta-te das doenças e atrai a riqueza”.

24) A ablução antes da alimentação

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A ablução antes da alimentação aumenta a riqueza”. É bom acostumar a si mesmo bons hábitos e o hábito de estar sempre abluído é um dos melhores hábitos, pois será como se estivesse em devoção contínua.

25) A oração da noite

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A oração da noite ilumina a face, melhora a conduta, abençoa a riqueza, paga pela dívida, afasta a angústia, e te levará a ter uma visão precisa. Orem a oração da noite, pois é a tradição do vosso profeta e afasta as doenças de vossos corpos”. Para quem não sabe a oração da noite tem 11 Ruka sendo realizada de duas em duas e no final sobrará uma única oração de 1 Ruka que deve ser realizada sentado. As 4 primeiras orações, que totalizam 8 ruka, serão realizadas como as orações da Manhã recitando a Surata Al-Fatiha e em seguida Al-Tawhid. As 5 de duas Ruka, na primeira ruka depois da Al-Fatiha recitar Al-Nas e na segunda ruka depois da Al-Fatiha recitar Al-Falaq, e depois encerrar a oração com as demais ações. Na última Ruka que é chamada de Wetr deve se recitar a Surata Al-Fatiha, em seguida Al-Nas, Al-Falaq e depois 3 vezes a Surata Al-Tawhid. Quem se acostumar a praticar a oração da noite será muito recompensado e agraciado, pois é uma oração de muito valor e de grandes recompensas.

26)  Haj e Umrah

O Imam Assajad (A.S.) dizia: “Peregrinem e façam a Umrah. Isso será melhor para vossos corpos e aumentará vossas riquezas”.

27) Insistir nas súplicas

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Se não fosse a insistência dos fiéis para serem enriquecidos, então a situação deles seria daquele estado para o pior”. Esta passagem significa que Deus gosta de ouvir o clamor e as orações de seus fiéis. É muito amado para Deus ver e ouvir seus fiéis implorarem a Ele, pois é o que o faz atender suas suplicas e orações, senão Ele não os atenderia, e o estado deles seria do ruim para o pior.

28) Al-Istighfar (Pedido de Perdão)

O Imam Ali (A.S.) dizia: “Façam Istighfar, pois isso atrai a riqueza”.

29) Estar sempre purificado

Ou seja, em ablução. É um ato recomendado e além do mais atrai a riqueza. E não custa nada a pessoa pelo menos cada vez que usa o banheiro fazer a ablução ao sair. A ablução é como um brilho na face dos fiéis.

30) Chegar na mesquita antes do Azan (Chamado da Oração)

Se pretende rezar na mesquita não chegue depois do Azan. Chegue antes do Azan em alguns minutos, pois este simples ato pode atrair mais ganhos e riquezas.

31) Recitação do Alcorão Sagrado

Especialmente as Suratas Yasin (36), Al-Molk (67) e Al-Waqui´ah (56). Recitar 10 vezes a Surata Al-Qadr (97) durante o dia e 3 vezes a Surata Al-Tarek (86).

32) Fazer a oração voluntária entre a alvorada e o nascer do sol

É uma oração que não leva mais de 2 minutos, mas ela pode te ajudar em sua vida financeira.

33) Orar as orações juntas

Orar Dhohur e Asr juntas, como também Maghreb e Isha. Como também fazer as devidas súplicas após as orações.

34) Fazer Tasbih (Subhanallah, Wal Hamdolillah, W ala Ilaha Illah Allah Wallahu Akbar)

30 vezes ao dia no mínimo, é uma oração tão simples e rápida e pode ser feita no carro, no ônibus, durante o dia quando não estiver fazendo nada, enfim, em qualquer momento do dia.

35) Atender ao chamado do Mu´azin (aquele que faz o chamado da oração)

Quando ouvir o chamado da oração, ou seja, for a hora da oração, atender o chamado e fazer a oração rapidamente.

36) Não falar no banheiro

Alguns costumam falar ao usarem o banheiro. Isso pode atrair a pobreza. Manter o silêncio no banheiro é algo que pode atrair mais riqueza.

37) Não falar demais ou algo que seja desnecessário.

Jogando papo fora ou passando o tempo com conversas desnecessárias. Isso pode levar a pobreza. Fiquemos atentos!

38) Deixar a ganância pela vida

Se contentar com o que tem e não ser ganancioso pois isso para te afastar do seu ganho.

39) Não fazer falso juramento

Além de pecado isso pode atrair a pobreza.

40Comer as migalhas de comida do prato e aquelas que caem aos lados

Devemos valorizar o alimento e jamais jogá-lo fora ou desperdiçá-lo. Este simples ato vale para atrair mais riqueza.

Numa próxima aula iremos abordar quais são os elementos que atraem a pobreza.

Louvado seja, Deus, o Senhor do Universo.

 

Aula ministrada por: Nasser Khazraji

Data: 27/06/2020

 

«
»