Raças, culturas, idiomas e povos diferentes. Qual o motivo disso? – Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – 19/10/2018

Raças, culturas, idiomas e povos diferentes. Qual o motivo disso?

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), com seus purificados Ahlul Bait (A.S.), com seus bons companheiros e com todos os que os seguem verdadeiramente até o dia do juízo final.

O planeta Terra possui uma diversidade de culturas, povos, idiomas e crenças. Então, fazemos a seguinte pergunta: por que essas diferenças e diversidades? Será que todos não somos da mesma origem? Não somos todos da descendência de Adão e Eva (A.S.)? O que levou a essas diferenças e diversidades entre os povos?

Com certeza temos os pontos de vista que estão na esfera científica, mas iremos no momento abordar o ponto de vista da religião islâmica. A religião islâmica apresenta para nós uma variedade de conhecimentos sobre a existência, a convivência e o progresso em vários campos da vida entre os povos.

O Alcorão descreve o motivo dessa diversidade por uma divina sabedoria, conhecedora do futuro da humanidade. Deus, louvado seja diz no Alcorão Sagrado: “Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado”. (49:13)

Existe um objetivo divino nessa diversidade entre os povos e no caso da ciência não conseguir explicar os motivos dessas diferenças pois, isso está na vontade de Deus as diversidades, acontecimentos, fatores e fenômenos que existem sobre a Terra.

Nessas palavras no Alcorão Sagrado, Deus, Exaltado seja, dirigiu-se para toda humanidade e não especificamente a um determinado grupo como “Ó fiéis praticai a oração…” ou “Ó fiéis observai o jejum…”. Deus, louvado seja disse, “Ó humanos nos vos criamos de macho e fêmea”… O macho seria Adão e a fêmea seria Eva.

Com base nisso sabemos que o ser humano saiu de uma única fonte e não há diferença no aspecto biológico, psicológico e espiritual do ser humano, e com isso jamais deve haver discriminação contra alguém. A prova disso são as medicações por exemplo. A cura usada para um determinada indivíduo de uma nacionalidade, raça ou origem especifica é a mesma usada para outro.

Uma outra questão que devemos observar é que todos os povos devem adorar a Deus, O Sábio, O Criador de tudo. As diversidades (cor, idiomas, etnias, raça e etc…) dos povos foi por vontade de Deus, Exaltado seja e para um objetivo maior. Esse grande objetivo é o reconhecimento e o auxílio do ser humano para com o próximo. Isso porque cada ser humano, de acordo com suas características distintas, possa conviver, ajudar e se relacionar com outros povos distintos também. Deus, louvado seja disse no Alcorão Sagrado: “… Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros…” (49:13)

O significado da palavra criamos é que Deus Exaltado seja fez um plano pelo qual as pessoas se conhecessem pelas diferenças (culturas, ciências e religiões). Sendo assim a sociedade em sua diversidade e conhecimento podem evoluir e progredir pois, todos precisam de ajuda, cooperando uns com os outros.

Na diversidade há muitas bênçãos divinas, pelas quais Deus agracia seus povos. Com a diversidade, a cooperação e o afeto os povos se desenvolvem, não sendo inimigos, não havendo barreiras e nem obstáculos que impeçam o ser humano de se aproximar do próximo. O exemplo disso é os Estados Unidos da América, que conseguiu se transformar em uma das maiores potências do mundo através da diversidade de seus imigrantes.

Historicamente falando as nações que se fecharam e se isolaram acabaram não se desenvolvendo. Ao contrário das sociedades que se abriram aos demais povos. Elas expandiram e progrediram. Deus, louvado seja, criou essas diversidades nos povos para que haja motivos e pretextos de se encontrarem e se conhecerem. Uma ponte para ligar uma nação à outra.

Hoje no século vinte e um o ser humano deve conhecer o próximo sem haver nenhum obstáculo, restrição ou receio, seja religioso ou cultural, pois essa é a missão do ser humano e o ser humano deve conhecer tudo que há nesse planeta. A sociedade que investe milhões no descobrimento de outras nações com sua diversidade tecnológica é uma sociedade aberta e desenvolvida.

Deus, louvado seja, é o motivo e o criador dessa diversidade, para que os seres humanos se conheçam. E por certo, um ser humano qualificado e piedoso traduzirá a obra divina sobre a Terra. Deus é o único que sabe o que é o melhor para todos nós e para toda a humanidade.

O ser humano não consegue através de seu aparente julgamento dizer qual a melhor nação já que não conhece o que está no coração de cada indivíduo. A referência de ser o melhor humano ou nação está no equilíbrio do temor a Deus ou da piedade diante de Deus, na sua unicidade na adoração e obediência. Por isso, Deus, louvado seja, diz no Alcorão: “…Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente” (49:13). Não há ser humano, seja ele de cor branca ou negra, rico ou pobre, ignorante ou sábio, mais querido e amado que o temente a Deus.

Algumas narrações sobre a interpretação e a explicação da revelação desse verso falam que o Profeta Mohammad  (S.A.A.S.) quando entrou na cidade de Meca vitorioso, solicitou seu companheiro Bilal, o etíope, a fazer o chamado da oração sobre a Caaba. Então, houve murmúrios dos árabes contra essa atitude do profeta (S.A.A.S.), eles ainda tinham herdado a cultura racista de seus antepassados. Eles criticaram a atitude do Profeta por ter escolhido um negro para fazer este chamado e um deles disse: “O meu pai morreria duas vezes se visse Bilal fazendo o chamado da oração”. E é logico que esta atitude foi condenada pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e foi o motivo dele ter escolhido Bilal para esta tarefa, para quebrar este tabu e a cultura errônea daquela época.

Outra tradição relata que no tempo da ignorância existia uma categoria de pessoas chamadas de Muwalin (ex escravos negros libertos pelos seus donos ou que compravam suas próprias liberdades) e os árabes as consideravam de segunda classe. Na época o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ordenou que os muçulmanos casassem suas filhas com os Muwali. Os árabes condenaram essa atitude do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e logo após, Deus, o altíssimo, revelou esse versículo mencionado acima.

Hoje em dia observamos infelizmente líderes de países e formadores de opiniões fazendo discursos racistas e discursos que pregam o ódio e a inimizade entre as pessoas. Esses discursos são diabólicos e não são divinos, não foram discursos proferidos pelos mensageiros de Deus, Moisés (A.S.), que não era um profeta somente para uma nação, e Jesus filho de Maria (A.S.), que não foi um profeta para um povo exclusivo. E também Mohammad (S.A.A.S.), que não era um profeta somente para os árabes. A mensagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi revelada para todos os povos. Todos os profetas e mensageiros de Deus foram enviados como misericórdia para a humanidade. O Imam Ali (A.S.) disse: “O ser humano é de duas categorias: é seu irmão não fé ou seu irmão na criação”.

Não façam que sua etnia seja extinta pelas guerras da xenofobia, não permitem que os discursos de ódio possam ser maiores que os discursos do amor e da paz. Respeitem a diversidade, respeitem as opiniões dos outros e saibam que a diversidade entre as pessoas é uma riqueza e jamais se isolem, pois isso é a estratégia do diabo.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

«
»