Quais são as ferramentas para a conquista do êxito?

1) Intenção pura e sincera: Um exemplo disso é o Imam Ali (A.S.), que no momento de sua oração fez um ato de caridade ao esticar a mão para que um pedinte retirasse o anel de seu dedo. Este ato foi totalmente sincero e voltado a Deus o Altíssimo, para agradá-lo. E por isso foi registrado no Alcorão Sagrado, uma ação que será lembrada até o dia do Juízo Final. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em verdade vossos tutores são Deus, Seu mensageiro e os crentes que fazem orações e fazem caridade no momento da genuflexão” (5:55). De que tipo de material vocês acham que era o anel do Imam Ali (A.S.)? Está claro que não era de ouro, pois o ouro é proibido aos homens. O máximo que podia ser seria a prata, e assim não valeria muita coisa materialmente falando. O pedinte não teria muitos ou grandes benefícios com a venda desse anel, mas entendemos que o real valor do ato foi a ação sincera para Deus realizada pelo Imam Ali (A.S.), e não o valor material do objeto. Para alcançarmos o sucesso as ações devem ser totalmente sinceras e voltadas para Deus, e não por exibicionismo ou interesses pessoais.

2) Conhecimento: Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Aqueles que crêem e buscam o conhecimento serão elevados em graus por Deus…” (58:11). Numa outra passagem, Deus o Altíssimo, diz: “… Pode se equiparar os que sabem com os ignorantes?…” (39:9). O verdadeiro e real valor do ser humano está no que ele sabe. O Imam Ali (A.S.) disse: “A pessoa de menos valor é aquela que tem menos conhecimento”. O Profeta Grandioso (S.A.A.S.) disse: “Aquele que amanhecer buscando o conhecimento será protegido pelos anjos. A sua vida será abençoada e nada será tirado de sua riqueza”. O Imam Ali (A.S.) disse para seu seguidor Kumail ibn Zyad: “O conhecimento é mais valioso do que a riqueza, porque ele te protege e com ele você protege a sua riqueza”.  O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Se o crente morrer e deixar uma folha com algum conhecimento registrado, essa folha se tornará uma barreira entre ele e o fogo do inferno”. Então, ao buscarmos o conhecimento com certeza teremos mais chance de alcançar o êxito e o sucesso, pois sem conhecimento jamais haverá êxito.

3) Gratidão: Deus disse no Alcorão Sagrado: “Darei mais àquele me agradece”. (14:17) Como queremos que Deus nos agracie com o sucesso se nem o agradecemos pelas suas bênçãos? Com certeza a gratidão é um dos portais para alcançar o sucesso, e isso está claro no versículo que recitamos, pois quem agradecer a Deus, Ele o dará mais.

4) Aceitar os conselhos: Imam Ali (A.S.) disse: “Um dos maiores sinais do êxito é aceitar o conselho”. É certo que o conselho verdadeiro, sincero e puro de uma pessoa a ti, ao ser admitido, é um dos grandes sinais de êxito existente na pessoa, pois a teimosia e a ignorância, a negação a ouvir o conselho dos irmãos e das pessoas mais próximas é algo terrivelmente obscuro que pode levar o ser humano a decadência.

5) Despertar cedo: Imam Al-Kazem (A.S.) disse: “Deus não gosta do servo dorminhoco”. Como queremos que Deus nos agracie com seu sucesso se não acordamos cedo para correr atrás dos nossos sonhos e projetos? Esta também é uma das ferramentas para alcançar o sucesso.

6) Aproveitar as oportunidades: Imam Ali (A.S.) disse: “Aproveitem as boas oportunidades, porque elas passam como nuvens”. A nossa vida é marcada por alguns momentos e oportunidades que não vem todos os dias. Se não sabermos como aproveitar destas oportunidades a conquista do sucesso vai ficando mais difícil ainda. Então, temos que nos preparar e nos informar para quando chegar o momento certo e vermos a oportunidade da nossa vida na nossa frente, abraçá-la para alcançarmos o sucesso Inshallah.

7) Organização do tempo e das tarefas: Imam Al-Kazem (A.S.) disse: “Se empenhem para que o vosso tempo seja aproveitado em quatro momentos: uma hora para a devoção, uma hora para o trabalho, uma hora para os irmãos e uma hora para os lazeres lícitos”. As pessoas mais bem-sucedidas do mundo são as pessoas mais organizadas e que aproveitam de todos os momentos sem desperdiçar seu valioso tempo. O tempo é uma das grandes dádivas que possuímos e por isso valorizá-lo é uma das nossas obrigações, sendo que desperdiçá-lo com besteiras e bobagens será um grande prejuízo para a nossa vida. Portanto, organização e o maior aproveito do tempo são sinais para a conquista do êxito.

8) O cuidado e a cautela: O Príncipe dos Fiéis (A.S.) disse: “Entre os sinais do êxito está a calma no momento da dúvida”. As decisões em qualquer parte da vida devem ser tomadas com prudência e cautela. Nunca se apressar, pois o Imam Ali (A.S.) disse: “A calma é algo divino, mas a pressa é satânica”.

9) Experiência: Mais uma das belas sabedorias do Imam Ali (A.S.): “Entre os sinais do êxito está o aproveito da experiência”. Como alcançar o sucesso se nós não aproveitamos da nossa própria experiência? Algo que não deu muito certo, um projeto, um negócio, algo em nossa vida social, pessoal. Temos que aproveitar da nossa experiência e ver onde erramos para não voltar a repetir os mesmos erros, pois esta é uma das ferramentas de sucesso do ser humano.

10) Sagacidade na expressão: A boa expressão, as palavras gentis, ser verdadeiro, fiel, leal, simpático, sorridente, atencioso, calmo, sereno e etc…. são ferramentas que te levam a atrair uma boa posição social e consequentemente um dos elementos importantes para alcançar o êxito em nossa vida. No mundo das vendas por exemplo, quanto o vendedor é simpático, verdadeiro, honesto e justo, terá mais vendas, e isso é considerado um sucesso para a pessoa. Ao contrário, quanto mais o vendedor for antipático, mal-educado e mentiroso terá menos vendas e menos ganhos e a consequência disso será ter menos sucesso.

11) Voluntariado: Uma das ferramentas para a conquista do sucesso é o trabalho voluntário. O Imam Ali (A.S.) disse: “A melhor das pessoas é a mais benéfica para as outras”. Uma das melhores formas de quebrar a rotina é fazer uma ação boa e ao mesmo tempo conquistar o êxito de Deus através do trabalho voluntário. Hoje em dia pessoas de todas as classes descobriram que o trabalho voluntário é um dos meios mais importantes para a satisfação espiritual. A pessoa faz o bem e alcança a paz interior, e com certeza o sucesso precisa da paz interior para ser alcançado.

12) Otimismo: Imam Ali (A.S.) disse: “Sejam otimistas em relação ao bem, pois assim o encontrarão”. Do que adianta trabalhar, estudar, acordar cedo, fazer de tudo, mas não ter o otimismo necessário para alcançar o sucesso e o êxito? Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente…” (65:3). Apoiemos em Deus, entreguemos nossos assuntos e problemas a Ele, estudemos e analisemos nossas questões e sejamos otimistas, e todos verão como alcançarão o sucesso e o êxito de Deus em suas Vidas, Inshallah.

 

 

«
»