Para os Jovens

Por: Al-Balagh Foundation
Tradução: Ismail Ahmed

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso

Prefácio

Este livreto se destina ao Fórum da Juventude com o intuito de acompanhar os jovens na parte mais importante de suas vidas, ajudando-os a enteder a realidade dessa fase e as expectativas que os rodeiam. Adolescência ou puberdade significa chegar a idade adulta, que é um estágio necessário a todos para o desenvolvimento de sua personalidade e a realização de seus objetivos e grandes expectativas na vida. O Fórum da Juventude considera a adolescência um estágio de grande responsabilidade e encargo e crê que tudo que um adolescente possui de sentimentos, imaginação, prazer pela beleza, determinação e seus demais talentos, um tesouro concedido por Deus Onipotente, de maneira que utilizá-lo de modo benigno na senda da felicidade não é um mau caminho, que possa conduzi-lo a ruína e a desgraça. “Para os Jovens” é um outro presente do Fórum da Juventude que trata dos tópicos e preocupações dos jovens. Espero que beneficie os jovens e os adolescentes, que são membros do Fórum onde quer que estejam.

Novas Mudanças

Todos nós testemunhamos a linda atmosfera da primavera, que deleita o espírito e a mente. Tudo na primavera cresce desde de seu princípio. As flores desabrocham nas árvores e ocupam o espaço com sua fragância. Áreas cultivadas e jardins verdejam com as folhas de suas plantas. Os pássaros ficam alegres com a natureza. As borboletas dançam entre as flores por causa do bom tempo primaveril, a atmosfera atua no puro céu onde os corvos e os pássaros voam, É a primavera , o movimento, a revolução e o nascimento.

De fato, Deus Onipotente deseja que a vida do homem seja como a estação do ano; que comece na primavera e brilhe no outono. O homem se move através da primavera de sua vida, do nascimento até o estágio da juventude, e seu outono é o estágio da adolescência. É neste período que o homem descobre um novo mundo, como um explorador descobre uma nova terra, com isso continua sua jornada a fim de passar os dias mais importantes de sua vida.Um filhote não conhece nada exceto seu ninho, preparado por sua mãe, e se alimenta do que ela traz. Mas quando cresce e suas asas se tornam suficientemente fortes, começa a se exercitar na arte do voo, se eleva sobre as árvores e então escolhe as sementes e os frutos que deseja.

Da mesma maneira, o bicho-da-seda, que começa sua vida nas folhas e se move lentamente. Mais tarde, se confina num casulo e então, se transforma numa linda borboleta que atrai os olhares com suas diferentes cores e suas asas brilhantes. Assim a vida se inicia e chega ao tempo em que se torna útil. De fato, é um novo mundo e uma nova vida. E naturalmente, tais mudanças não significam o fim do período da infância e de sua doçura, mas é uma determinação para que a vida retome a ordem, pois, é uma nova parte natural da vida. Os brotos surgem da terra crescendo da superfície, crescem e estendem seus ramos, então se desenvolvem plenamente numa árvore, com seus frutos e sombra.

Estamos também presenciando inovações em nosso corpo. Os dentes surgem nas gengivas de uma criança preparando-a para comer alimento sólido, e em seguida, os dentes permanentes os substituem. As inovações que ocorrem no período da adolescência são mais importantes do que as ocorridas com os brotos e no surgimento dos dentes de uma criança. Portanto, incumbe a nós, nesse estágio, dar maior importância a essas mudanças para que nos beneficiemos dessa situação. E não ter dúvida que nos beneficiarmos disso, requer um senso de entendimento, paciência, coragem e responsabilidade.

É através de um entendimento lúcido que nos ligarmos a uma vida sólida e compreendermos seu verdadeiro conteúdo. É senso de responsabilidade nos esforçarmos na execução de nossas metas de vida, para que façamos com que todas as coisas que temos a nossa disposição nos sejam benéficas. E precisamos de paciência e coragem, para persistir na senda difícil da orientação e da realização de nossos objetivos. Todo adolescente pode ter a sensação de prazer e plenitude se ele se preparar para tal jornada da vida, pois a ruína da existência está ao nosso redor, sobreetudo nesse período.

Como Compreender as Questões- Como Olhar para o Lado Positivo da Vida

“Minha família não é amigável comigo, eles não dão muita atenção as minhas necessidades.”

“Eu comecei a desenvolver raiva de minha escola, e não posso aprender nela.”

“Minha escola não é interessante para mim,como eu gostaria de não ter que estudar ali.”

“Esse amigo não é abnegado, por isso não me ajuda em meus problemas.”

Estas são algumas das afirmações dos jovens quando discutem os assuntos familiares e da vida em geral. Estes são alguns dizeres que retratam os pontos de vista da geração jovem com respeito ao ambiente social. Um adolescente, como os demais seres humanos, olha para a realidade a seu redor a partir de seu ponto de vista, mas, às vezes, os pontos de vista alheios trazem dúvida e incerteza.

É possível que alguns jovens tenham um sentido errôneo de percepção, e com isso, olhem para as coisas de um ponto errado ou pensando que seus parentes e amigos estão tramando contra ele. Na verdade, este jovem nunca pode ver a vida e o mundo como ele deseja ver.

Ninguém pode dizer que tudo ao nosso redor seja bom, mas é um fato bem conhecido que nem tudo é mal. Existem muitas coisas que são boas e podem atrair o homem para a bondade. O que é importante é que olhemos para as coisas ou para o mundo em geral.

Eu posso, como um jovem, olhar para a vida como uma fonte de bem-aventurança ou uma fonte de sofrimento e tristeza? Posso ter a sensação de beleza, de modo a aproveitá-la, ou devo sentir a tristeza da vida? Posso sentir-me livre, ou devo sentir a ansiedade e o dilema?

As respostas a essas questões, diferem de uma pessoa para outra, talvez possamos encontrar um grande número de jovens que podem dizer que olham para a vida como uma fonte de felicidade e plenitude, ou que não estão provando nada senão o que é bom e que só sentem contentamento, que não sabem o quão infeliz a vida é, que estão sempre vivendo na certeza e que nada os perturba.

Contudo, a questão é diferente. Exitem o bem e o mal ao nosso redor, as coisas benéficas e as coisas prejudiciais. Existe o que pode causar contentamento e o que pode causar dor. O nascimento de uma criança numa família, é algo bom e agradável, e a morte de uma pessoa conhecida na comunidade é algo doloroso. A boa saúde é algo excelente, e a doença é no mínimo, dolorosa. Um amigo pode se dedicar a nós, ou nos desrespeitar quando precisarmos de sua ajuda. É possível que eu encontre um professor fraco ou ruim, ou um pai que seja severo, ou outro leniente e afável.

Vemos todas essas coisas ao nosso redor todos os dias, mas isso não quer dizer que sempre que enfrentamos alguma dificuldade ou algo que nos abala, devamos ficar infelizes, porque a vida é um misto de bem e mal. O que nos faz atingir a plenitude, é o modo como desempenhamos nossa parte nos assuntos cotidianos. Assim, ou sou eu que, como jovem, removo o pó da lente que uso para ver as coisas, ou devo mudar isso com uma nova lente que corresponde à minha nova opinião ou ponto de vista.

Então, o que isso quer dizer? Significa que devemos adotar novos princípios de visão.

1- Devemos sempre olhar para um recipiente como se estivesse meio cheio… não meio vazio. Essa sabedoria pode nos fazer ver o benefício e a beleza de algo ou de uma pessoa, em vez de nos concentrarmos em seu aspecto ruim ou maléfico. Ou seja, como se quiséssemos nos tornar neutros e positivos. Primeiramente, eu não devo ser negativo, portanto, alguns especialistas nos encorajam a não contar com a bondade de uma pessoa; não seguir seu aspecto fraco.

2- Devemos crer na existência de um Ser Dirigente do mundo; Que nunca pode criar o mal. Às vezes, o Demônio nos faz ficar diante de sua tentação e de seus enganos, mas quando nos tornamos triunfantes sobre ele e atingimos uma alta posição na visão de Deus, nos sentimos felizes e satisfeitos.

3- Devemos sempre seguir as coisas benéficas, e na realidade, conseguiremos isso após muito trabalho e precauções. Se diz que, aquele que se esforça, consegue o que deseja, e que aquele que planta, colhe.

É possível que uma coisa abandonada possua um benefício material ou não-material. Podemos usar coisas comuns a fim de criar uma ferramenta útil, ou ser capazes de utilizar nosso tempo para aprender algo importante e útil. Como, da mesma maneira, podemos ouvir as palavras de uma criança ou de um homem do povo, e obter sabedoria disso.

Conta-se que um ferreiro costumava juntar restos de minérios num lugar, então, depois de certo tempo levava o material para uma oficina e derretia, para fazer um molde e vender. Depois de algum tempo ele ficou rico fazendo isso.

4- Devemos adotar a crença de que fomos abençoados com incontáveis tesouros, e que nossa única tarefa é retirá-los da terra, Se não acreditamos nisso, devemos ler a história dos profetas, dos piedosos servos de Deus, dos intelectuais e dos outros reformadores, que não possuíam nada deste mundo exceto os tesouros do conhecimento. Eles o conseguiram por si mesmos, e foram capazes de inventar e mudar muitas coisas, de maneira que seus nomes permaneceram na história.

5- Devemos sempre pensar na construção, não na destruição. Se tudo o que pensarmos for sobre a construção; desejaremos continuar nos esforçando até que a completemos, mas é possível que no dia seguinte tenhamos que retomar do ponto onde paramos. É disso que sentimos prazer e felicidade. E na verdade, essa natureza nos foi dada por Deus Onipotente. O homem deseja perceber que inventou algo para si e para os outros, para que sua vida tenha sentido e utilidade. Mas o conceito de destruição significa que queremos destruir tudo o que fizemos, ou o que os outros tenham feito. Isso porque temos inveja ou ciúme. Como pode alguém assim alcançar plenitude ou felicidade?

6- Devemos nos amar sem arrogância ou exagero. E devemos amar aos outros sem humilhação ou baixeza. Amar a nós mesmos significa que queremos o bem para nós mesmos. Em vista disso, não nos conduzimos para onde seremos prejudicados, e também, que daremos a nós mesmos o que nos será benéfico, como o conhecimento, a cultura, a moral, a boa saúde, etc.

Nosso amor aos outros significa que desejamos o bem e a prosperidade a eles. Se cometem um erro, nós os perdoamos, mas se continuam a agir mal contra nós, então nos defendemos deles. Não devemos invejá-los em seus maus hábitos, porque o maior permanece em nosso coração, e este amor pode nos proteger da doença do ódio, da inveja e do ciúme.

7- Devemos ser otimistas, porque o otimismo é o começo de todas as boas ações e uma importante realização. Portanto, ser otimista conduz ao bem, vocês podem obtê-lo. Somos otimistas porque a vida nos dá uma grande chance para a ação e o sucesso. Na verdade, Deus Onipotente nos agraciou com incontáveis bençãos. Ele sempre nos guia para a bondade e para o que é benéfico.

8- Muitas vezes, experiências amargas mudam gradualmente, não importa o que sejam. Uma pedra, não importa quão dura seja ela, pode ser rompida pelo fluxo contínuo da água, então surgirá nela um orifício, e este com o tempo se transformará num grande buraco. Tal é a natureza. Uma semente, por exemplo, se inumada no solo fértil, e se a água for derramada sobre ela, com o tempo se tornará uma frágil árvore. Um provérbio diz “Toda mudança está mais próxima.”

Outra coisa é que os seres humanos podem resolver qualquer situação, não importa quão difícil seja. O homem vive no ponto extremo do oriente, onde o vapor se torna gelo devido ao intenso frio, do mesmo modo que vive numa região tropical; vive no topo de uma colina ou no tórrido Saara. Assim, para que a impaciência, o temor, a ansiedade e o pessimismo?

9- Há sabedoria a se encontrar nas dificuldades. As memórias dos maiores líderes e das pessoas famosas contêm vários episódios trágicos, como a morte de seus entes queridos, ou as grandes perdas de seus bens e negócios, etc. Porém, tais dificuldades os fizeram vitoriosos na vida. E as pessoas os respeitam em razão disso.

10- É possível corrigir os erros e o mal, e transformá-los em bem e ações justas. De fato, cometemos a maior parte de nosso erros devido a falta de experiência e pela ignorância, ou porque somos descuidados e não dedicamos a atenção necessária a isso. Se utilizarmos nossa experiência e planejarmos apropriadamente, é certo que nossos erros se reduzirão. E também, nossas más ações, podem ser mudadas, se nos arrependermos e substituí-las por bons atos. O Alcorão Sagrado diz que: “Certamente as boas ações apagam as más.” (11:114) Isto é, devemos apresentar boas obras, de modo a que substituam as más, erradicando-as. Porque fazer o bem é a melhor maneira de erradicar o mal.

11- Somos responsáveis por nós mesmos e por nossas ações mais do que os outros. Pode ocorrer que os outros nos ajudem numa ação específica, ou que se solidarizem conosco em nossas tribulações, mas no final, todos permanecem responsáveis por suas próprias ações, e pelo sucesso em seus diferentes esforços, em seu estudos ou em suas escolhas de uma amigo conveniente, ou em conseguir o respeito dos demais, ou em seu trabalho. Um provérbio diz: “Corte suas unhas com sua própria mão.”

12- Acredite que o sucesso depende da ação e da paciência. Um provérbio diz: “Ações falam mais alto do que palavras.” Realmente, não importa quão doces sejam nossas palavras, nunca produzirão nada a menos que as ornamentemos com as ações. Basta que eu diga que pasarei em meus exames ou que alcnaçarei um excelente resultado, para que passe em meus exames? Ou não serão o estudo e o esforço que me farão chegar a essa meta? O sucesso nunca chega por causa da esperança e das palavras, mas sim através do esforço e da paciência.

13- Aceitar e ficar satisfeito com os resultados de nosso trabalho e de nossos esforços, não importa quão pequenos sejam, nos dará paz de espírito. Gastemos nossa capacidade, e mesmo se o que recebermos for pouco, devemos continuar em nosso caminho confiando em Deus Onipotente até que alcancemos nosso objetivo e nossas metas. Esses princípios, tornam nosso olhar para a juventude algo mais positivo e bem-sucedido na vida.

Como Utilizar as Bençãos da Vida?

A maior parte dos jovens, moças e rapazes, pergunta-se, “Possuo algum dote para pensar em desenvolvê-lo e utilizá-lo nas minhas atividades diárias?” É possível que alguém se considere pobre, sem que possua nada, porque não pode alcançar o que deseja como os mais velhos. Na verdade, esse tipo de concepção errônea faz muitos jovens ver o mundo de uma perspectiva obscura, a vida como algo cheio de sofrimento, e procurar modos de vida ilícitos. Certa vez, uma jovem de dezoito anos escreveu em seu diário:” Não sou capaz de explicar nada… estou prestes a perder a memória. Muita ansiedade e pensamentos e estou a perder minha auto-confiança. Sempre que começo algo sinto receio quanto a seu resultado, com isso imagino se sou capaz de fazê-lo ou não, estou sempre infeliz… Sempre que olho minha face no espelho, me vejo feia, assim, eu me odeio ao ponto de desejar não ter nascido.”

Outro jovem escreveu: “Sempre que olho no espelho e vejo um jovem, pergunto a mim mesmo… posso amar esta criatura que se parece comigo, se pela graça de Deus ela saísse do espelho e viesse viver comigo?”

Às vezes, um jovem pode culpar sua família, especialmente seus pais, pela condição em que se encontra; apenas porque ninguém o censura mais do que eles.

Conta-se que, um dia uma jovem de quinze anos, acompanhada de sua mãe visitou um famoso médico, que escreveu muitos livros sobre a infância e a adolescência. Quando elas entraram, a moça pediu para vê-lo em particular e ele concordou. A jovem começou a criticar e a culpar seus pais dizendo que não lhe davam nenhuma oportunidade e que a ridicularizavam. Então, o sábio doutor foi até a mãe da jovem para ouvir sua opinião sobre a filha, a mãe relatou algo diferente. Mais tarde, o doutor procurou esclarecer o problema, e descobriu que a jovem temia o fracasso e a aparente pouca preocupação de seus pais, e que era muito difícil para ela responsabilizar-se por isso. Assim, ela achava que a única solução para o problema era ofender seus pais sempre que contrariavam suas vontades. De fato, precisamos principlamente da atenção de nossos pais e da orientação dos mais velhos de modo geral, mas não somos crianças pequenas que dependam inteiramente deles.

A família é o ponto de partida, como um explorador ou um montanhista que inicia sua jornada de um determinado ponto até o topo da montanha. A família é também um abrigo e um refúgio. Recorremos a ela sempre que precisamos, sobretudo no momento das dificuldades e tribulações. Malgrado essas verdades e a importância da família, devemos nos preparar para o estágio da adolescência. Assim, podemos tomar nossa parte nas responsabilidades da vida e conhecê-las, para nos tornamos aptos a assumi-las inteiramente, e no futuro, mesmo as responsabilidades da família e da comunidade.

Contudo, de início, devermos perguntar, a vida nos agraciou com recursos e capacidade, para que utilizássemos isso em nossa vida? Quais capacidades e habilidades Deus Onipotente nos deu, para que fosse um capital nesta vida e que as utilizássemos em benefício de nós mesmos em nossa vida? Portanto, temos a incumbência de calcularmos o que possuímos de capacidade e recursos.

Primeiro: O Intelecto

Este é o melhor e mais importante tesouro concedido a nós, e que nos diferencia, como seres humanos, das demais criaturas. É o reservatório do conhecimento, do raciocínio e da experiência. É a orientação, que nos conduz e nos mostra o caminho certo. É o intelecto que discerne a verdade da mentira, o que é bom do que é mal, e é o supervisor de todos nossos empreendimentos nos protegendo do extravio. Mas, pode o intelecto se tornar um tesouro para alguém que o tenha abandonado, não conhecendo seu valor? Sábios afirmam que, o intelecto é um auxiliar e um conselheiro; porque as orientações e conselhos de um auxiliar funcionam ou beneficiam quando um governante ou um adminsitrador age segundo os mesmos. Porém, somos capazes de agir segundo os conselhos e a orientação do intelecto em nossos assuntos pessoais? É nesse ponto que o problema começa.

Segundo: A Vontade

Às vezes a chamamos escolha… somos todos livres para escolher se faremos uma determinada coisa ou não. E foi esta vontade que deu ao homem maior liberdade de escolha do que as outras criaturas, liberdade de escolher o que quer ou o que precisa, ou escolher o descanso e a comodidade, ou algo que tenha maior valor do que isso.

Os homens mais nobres diminuem (limitam) seu tempo de descanso ou sono, e com isso destinam maior tempo ao estudo e a pesquisa científica, assim, (alguns deles) se tornaram capazes e adquiriram sua fama e respeito. Os crentes restringem sua alimentação no mês de Ramadã, para adorar a seu Senhor, aprender a paciência e sentir as necessidades dos pobres. Contudo, se a paciência se tornar seu hábito, será fácil para eles suportar as demais dificuldades da vida. Vontade, paciência e perseverança, são os caminhos de se atingir o sucesso em todas as atividades e esforços humanos.

Terceiro : Os Sentimentos

É ponto pacífico que o sentimento do jovem é mais forte, sobretudo nas jovens pois são as mães de amanhã. E podemos testemunhar isso em sua tendência à emotividade e ao grande afeto por seus amigos e professores. Esse sentimento é considerado um tesouro do homem, o qual ele usa em sua interação com as coisas que o rodeiam, assim, ama é odeia, se agrada ou se irrita, anseia algo ou o repele. Os sentimentos também ligam o homem a seus semelhantes, intensificam sua relação com seus parentes e amigos, e o protegem das desgraças. O mesmo ocorre com os sentimentos que se desenvolvem na fase da adolescência. Portanto, os sentimentos constituem importante tesouro se o homem for capaz de utilizá-los adequadamente em sua vida.

Quarto: Imaginação

A imaginação não é como outros a descrevem, que transporta os jovens da realidade, ou os faz flutuar num outro mundo, afinal, ela condensa sua capacidade e força. Sem dúvida, a imaginação é algo bom e útil, que merece zelo, e que tem um grande papel na vida humana.

É possível que um homem fuja de uma dura realidade com sua imaginação, que sempre recorra a imaginação, e com isso crie esperança nela. A razão disso é que queira ser um idealista,seus sentimentos são como os sentimentos de um descobridor ou um viajante que imagina uma terra, menso antes de partir para sua descoberta.Esse tipo de imaginação é útil para o descobridor ou viajante porque tem uma ligação com o mundo real.

A imaginação é um tesouro verdadeiro para nós se formos capazes de ligá-la a nossa vida mediante diferentes canais. Não devemos permitir que a imaginação supere a realidade, e com isso, nos deixe no campo da divagação entre as esperanças e o desejo. Não devemos também permitir que a realidade domine nossa imaginação, para que nossa ambição e aspiração não sejam aprisionadas. Devemos deixar as esperanças e o desejo para a imaginação e dispôr a realidade como uma fonte que nos guiará ao que aspiramos.

Quinto: Boa Saúde

Um tesouro que nunca pode ser adquirido com dinheiro. Relatou-se num hadith que cinco coisas devem ser utilizadas antes que cinco outras ocorram: a juventude antes da velhice, o tempo livre antes da ocupação, a força antes da fraqueza, a boa saúde antes da doença. Basta pensar um pouco sobre a importância desse tesouro, o que poderemos fazer se a perdermos inesperadamente? A maior parte das pessoas enfermas desejam recuperar a saúde, para continuarem sua vida cotidiana e suas atividades. De fato, a boa saúde é um tesouro que temos a obrigação de proteger e zelar com uma boa e pura alimentação e com exercícios físicos. Devemos também dar muita importância ao outro aspecto da saúde, ou seja, nos purificar da imoralidade, tanto quanto devemos manter nosso bem estar físico.

Com todos esses tesouros e outros, posso, como jovem, considerar-me destituído e miserável? Sobretudo porque os tesouros não se limitam a essas bençãos que compartilho com os demais. É possível que cada um de nós possua sua própria benção, exclusiva dele. Assim, tem a obrigação de utilizá-lo de acordo com o propósito de desenvolver a si próprio e a sua comunidade, do jeito que um homem de negócios utiliza seu capital para auferir lucros e multiplicar seus ganhos.

Além disso, existem outras aptidões que podemos acrescentar a nossa vida, e com isso nos enriquecer com mudanças e nos capacitarmos à produção de um importante trabalho que nos leve aos nossos objetivos. Tais aptidões proporcionam mudanças em nossa vida, sobretudo na adolescência, as quais não podemos imaginar. Isso inclui:

Criatividade: o homem adquire capacidade, força e preparo através da concentração de sua força intelectual, vontade, imaginação, experiência e conhecimento. A criatividade é considerada um segredo do sucesso na vida, e seu possuidor é capaz de descobrir novos meios para mudar o que o rodeia e escapar dos caminhos indesejáveis. Se quisermos estudar esse tipo de capacidade em nossa vida, deveremos dispor diante de nós diferentes instrumentos, para que sigamos o processo da criatividade com eles, que são:

– Fortalecimento da Imaginação e do sentimento.
– Direcionamento dos setimentos para as boas finalidades.
– Desenvolvimento intelectual, cultural e racional.
– A facilitação da vida sem uma excessiva preocupação com suas aflições e dissabores.
– A descoberta de sistemas e de ordem nas coisas que, à primeira vista podemos pensar que são desprovidas disso.
– A apresentação de inovações diariamente.
– O amor aos semelhantes e a nós mesmos, sob a condição que nosso amor deve ser mais forte para o nosso Criador.
– A companhia de amigos criativos.
– A leitura e a afeição aos livros, ou as estórias e poemas que nos incentivem o raciocínio e a invenção, e não a adoção da imitação cega.

A fé e a crença: Podemos adquirir força e capacidade por meio da crença autêntica no Criador e Administrador do mundo. Também por meio do testemunho de Sua beleza e perfeição em todas as criaturas, e da percepção de Suas bençãos que se expandem para todas as coisas; por meio de Sua adoração, que nos agracia com a força essencial e espiritual que pode tornar o homem poderoso e equilibrado em todos os períodos de dificuldade. Na verdade, a fé e a crença são tesouros que um jovem adquire mais facilmente do que os outros, pois sua natureza terna se abre para os diferentes horizontes da vida, materiais ou espirituais.

Uma Determinação Mais Elevada: imensas quantidades de bens materiais e poder estimulam o homem para sua meta, mas também o levam ao desespero. Um hadith profético afirma que o homem alça o vôo com determinação, como o pássaro o faz com suas asas. O homem necessita de uma determinação mais elevada em seu caminho para a orientação e o desenvolvimento; o caminho no qual delineia seus objetivos na vida. Podemos somente alcançar esse grande tesouro através desses princípios:

– Devemos ter em mente que somos seres humanos e que somos capazes de alcançar a perfeição se quisermos.
– Devemos amarrar nossa carroça nas estrelas, como se diz: Não importa como faremos por nossa grandeza, devemos nos esforçar sinceramente para alcançá-la.
– Não devemos nos envolver com coisas desnecessárias.
– Devemos nos comportar bem com os outros, benefícios pessoais não devem se tornar nossa meta.
– Devemos exercer a criatividade em alguma área, mesmo na escolha de nossos objetivos e nos meios para alcançá-los.
– Devemos dar maior importância à beleza interior, do que a damos a beleza física.
– Devemos escolher amigos de determinação mais elevada.

O que mencionamos neste capítulo está entre as mais importantes bençãos que, os jovens possuem ou são capazes de possuir através de sua capacidade e aptidão coletiva ou individual. Vocês devem ter em mente que a vida e seu Criador são capazes de conceder tais bençãos, se continuarmos o processo de descoberta e de busca. Diz Deus:

“E se contardes as mercês de Deus, não podereis enumerá-las.” Alcorão Sagrado (14: 34)

Como Evitar os Males Mundanos?

O homem possui metas e missão, mas qual é sua missão no mundo? O homem foi criado para buscar a Deus, a felicidade e a perfeição na vida, e para evitar o mal e aquilo que o incita ao mal. Assim, a vida, compreende o bem e o mal. Cabe ao homem escolher o que contém o bem e evitar o que é mal. O que vocês acham se uma pessoa estranha nos oferecer comida ou doces, podemos comer imediatamente, ou esperar um pouco até que estejamos certos de que aquele alimento não esteja contaminado? De fato, escolhemos a pureza e a incorruptibilidade em todas as coisas, para nos proteger de qualquer coisa prejudicial. Portanto, devemos seguir o mesmo princípio com respeito à imoralidade e o mal, os interesses egoístas que conpurscam nossa moral.

E quando o homem é acometido de alguma doença, corre ao hospital em busca de tratamento, mas infelizmente, às vezes, ele é atingido por uma doença espiritual e não se consulta com um especialista, porque não sente isso fisicamente. Todos os seres humanos possuem instrumentos espirituais e intelectuais, em adição aos instrumentos físicos, porém o mais perigoso dos males da vida é aquele que destrói nossos instrumentos espirituais e nossa estrutura moral. A estrutura moral forma a essência do homem e de seu espírito, assim, se o homem perde isso nada resta para ele senão a casca que não pode beneficiá-lo neste mundo, a não ser que viva como as plantas e os animais.

São as boas características que alimentam o coração e o espírito humano com coisas que o tornam feliz e perfeito, uma fonte de bondade para ele e para sua comunidade. Há uma outra realidade, que o homem, nesta vida, se encontra entre os polos do bem e do mal, sempre que se aproxima do polo da bondade, se distancia de si mesmo (de seu ego) e na mesma proporção do pólo do mal.

Por exemplo, se alguém é fiel ao seu amigo, e este amigo se encontra com problemas, é natural que ele nunca o abandonará, pelo contrário, oferecerá sua ajuda. Sem dúvida, esta é nossa natureza de amar os amigos e os que estão ao nosso redor.

De modo idêntico, se somos obedientes a nossos pais… isso demonstra que não queremos ofendê-los, em razão de seu carinho e amor para conosco. E sobretudo, é nosso amor pela fonte de todo bem, o Deus Onipotente. Algumas pessoas nos dizem que são as boas maneiras que refreiam todos os prazeres e diversões mundanas, mas a realidade é que boa é a utilização de todas essas bençãos e capacidades concedidas a nós. É o uso de todos os prazeres mundanos de uma maneira boa e conveniente. Na verdade, Quem criou esses prazeres e os embeleza, deseja que façamos uso deles. Ele somente deseja que o façamos da melhor maneira.

Portanto, mal é usar tais bençãos de uma maneira ruim. Esquecendo o propósito de sua criação. Mas a questão aqui é, por que é que algumas vezes tendemos a escolher o mal, ou a permitir que ele penetre em nossa comunidade jovem? Não é apropriado responder a essa questão sem fazermos outra, para que a primeira se esclareça. Primeiro, estamos prontos para menosprezar a nós mesmos? Se estamos, então é fácil para que o mal penetre em nós. Ninguéma creditará que um líder, um rei ou um ator renomado venham a se inclinar para pegar algo sem valor no chão. É possível que tal coisa seja preciosa para outros, mas a posição de um rei ou de um ator famoso o impede de se inclinar, porque não se coaduna com sua posição fazê-lo. Portanto, não corresponde à nossa posição de seres humanos nos abrirmos para a imoralidade, ou para o ciúme ou a opressão aos outros, ou o contar mentiras, o furtar ou outros atos malignos.

Estamos entre aqueles que desprezam seus inimigos?

Espera-se que façamos isso com nossos inimigos, os inimigos do corpo, como os micróbios e os vírus. Poderemos fazer o mesmo com outros micróbios e vírus, os vírus da imoralidade?

Há uma bela estória narrada dos companheiros do Profeta (saas), quando estavam juntos a ele numa região estéril, e o tempo estava frio. O Profeta (saas) pediu a eles que juntassem um pouco de lenha para fazerem uma fogueira para se esquentarem. Eles disseram: “Não há nenhuma planta ou árvore nesse solo seco, onde conseguiremos lenha?”

Então, ele (as) disse: “Cada um deve trazer o que for capaz de juntar.” Todos saíram em busca do pouco que pudessem encontrar, em seguida voltaram até o Profeta (saas). Foram capazes de juntar uma grande quantidade de lenha. Então o Profeta (saas) disse: “É desse modo que as pequenas más ações são acumuladas, do mesmo modo que a lenha é reunida. Eu vos aviso para não degradar a vós mesmos com pequenas más ações.”

Estamos entre aqueles que apenas enxergam o que está diretamente diante deles, ignorando o resultado (de seus atos)? É possível que um cavalo que esteja atado a um moinho, como se fazia no passado ou mesmo em algumas partes o mundo nos dias de hoje, esteja satisfeito com seu trabalho, no qual se move milhares de milhas no mesmo lugar. Talvez seja feliz, porque está olhando para suas patas, mas aqueles que enxergam a distância ou fora do moinho terão pena de si mesmos devido a sua situação.

Estamos entre aqueles que limitam seus esforços a eles próprios?

Se este é o caso, então, somos como a rã que vive num poço e pensa que o mundo é somente as bordas do poço.

Estamos entre aqueles que seguem seu caminho sem olhar para si mesmos?

Este é o caso de um viajante que opta por se mover no caminho errado sem se dar o trabalho de olhar para os sinais ao lado da estrada, e sem perguntar nada a ninguém. Sem dúvida, ele nunca chegará a seu destino enquanto continuar desse jeito, mesmo se acelerar o passo.

Estamos entre aqueles que adiam suas ações para depois?

Por exemplo, podemos dizer que há tempo o bastante para fazer determinada coisa, e que é muito cedo para uma responsabilidade caber a nós ou outras coisas desse tipo. Isso quer dizer que queremos deixar a válvula do mal aberta, sem abrir a válvula do que é bom. Então, não demorará e descobriremos que nosso registro está repleto de más ações. Isso porque ignoramos a válvula das boas ações, sem permitir que preenchesse nossos corações e operasse melhoras em nossa vida.

Somos apoiadores do mal e das pessoas más?

Nos prontificamos a estabeelcer amizade com elas?

Assim, fortaleceremos o pólo do mal em nós mesmos, e com isso, cairemos em seu campo de gravidade e atração. Porque nos aproximando do pólo do mal e o acatando, sem dúvida nos afastaremos do pólo do bem.

Estamos utilizando nosso intelecto e nossos princípios para prosseguir?

Se permitimos que os vírus do mal entrem em nosso programa, então atentamos para um modo secreto de removê-los, do mesmo jeito que eliminamos os vírus de nossos computadores em casa ou em outro lugar?

Existem muitas questões sobre o mesmo tópico, para que saibamos as maneiras que o mal entra em nossa vida. Por exemplo, podemos perguntar, estamos entre aqueles que dão mais importância à beleza física e às roupas? Ou entre os que dão mais importância à beleza espiritual e a moral, a beleza do intelecto e do pensamento? E também, podemos diferenciar o bem do mal? É possível que não sejamos capazes de descobrir o mal, e que ele venha até nós com uma aparência atraente, contendo veneno e mel ao mesmo tempo. Se tornará então mais perigoso quando vestir as roupas do bem. Entretanto, a melhor maneira de conhecer o mal ou a realidade das ações, as quais chamamos maus princípios morais, é que devemos refletir sobre seus resultados. Alguns desses resultados incluem o desvio, a degradação espiritual, o vício das drogas, o crime, a prisão, etc. E o bem é ser acompanhado pelas boas características em nossa vida e na vida dos outros. E isso significa que devemos aproveitar as bençãos da vida, sua beleza e seu encanto com paz de espírito e perfeição. Sem dúvida que não poderemos nunca alcancar isso a partir de más ações, ainda que o mal faça parecer que pode nos proporcionar essas bençãos, mas na realidade, é o contrário.

É bom que alguém dê muita importância a si mesmo sem atentar ou dar muita importãncia para os outros? E é bom que alguém se alimente enquanto os outros estão morrendo de fome? Todas essas questões podem nos estimular a pensar sobre o tipo de vida que estamos a escolher, para que não repitamos os mesmos erros que os outros cometeram em sua vida, e também, nos beneficiar das chances à nossa disposição para que alcancemos nossos objetivos.

Uma Última Palavra

Ao fim deste livreto, “Para os Jovens” pedimos aos nossos respeitáveis e caros leitores do “Fórum da Juventude” que registrem suas opiniões e sugestões com respeito ao mesmo. Ficaremos felizes de receber tais sugestões e qualquer opinião ou ponto de vista que auxilie os jovens em sua vida cotidiana.

«
»