Os Benefícios do Matrimônio Islâmico

O matrimônio é uma das instituições sociológicas fundamentais. A humanidade, desde o seu começo, conservou-se sem qualquer perturbação. Mesmo assim, as chamadas tribos ‘incivilizadas’ e as sociedades primitivas trataram o matrimônio como uma obrigação sagrada. Tal instituição deve ser baseada na fundação da própria natureza.

Filosofia do Matrimônio

O Islam baseou as suas leis matrimoniais na correlação entre masculinidade e feminilidade. Obviamente este sistema complementar no homem e na mulher não foi criado em vão ou sem objetivo. O macho pela sua natureza é atraído pela fêmea, e vice-versa. E este sistema tem só um objetivo: Procriação. O matrimônio islâmico é baseado nesta realidade, e todas as suas regras matrimoniais giram em volta deste eixo. Nesta fundação são baseados as leis Islâmicas acerca da castidade e dos direitos conjugais, as regras do divórcio e iddah (o período da espera depois que uma mulher fica viúva ou divorciada antes que ela possa casar-se novamente), a legitimidade e a ascendência, a custódia das crianças e a sua criação, herança e outras matérias relacionadas.
Em resumo, o matrimônio é o único modo legal e honroso de satisfazer o desejo sexual, e o marido e a esposa, pela sua união, asseguram a sobrevivência da humanidade. Embora quase toda a carga nesta tarefa caia sobre a mulher, as medidas iniciais não podem ser tomadas sem a participação do homem.

Esta é a filosofia do matrimônio. E ele também mostra o benefício primário do matrimônio.

O Profeta Sagrado disse: Case-se e procrie, aumente a sua população.

Segundo Benefício do Matrimônio

O segundo benefício é que o marido e a esposa juntamente (mas com divisão ou responsabilidades) executem as tarefas as quais eles enfrentam no estabelecimento de uma família. E cada um encontra o seu par no outro. A mulher não é obrigada a ganhar o sustento; o homem não é obrigado a dirigir assuntos domésticos. O matrimônio ata-os para suprir as deficiências um do outro, para que a família possa prosperar.

O homem gastará as suas energias no provento de um sustento para ele e a sua família. A mulher dirigirá a vida doméstica com tal rendimento. Deus lembrou-nos deste mesmo ponto nessas palavras: Casai os celibatários, dentre vós, e também os virtuosos, dentre vossos servos e servas. Se forem pobres, Deus os enriquecerá com Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo. (Alcorão Sagrado C.24 – V.32)

É por essa razão que o Imam Ja’far Assadeq (A.S.) disse: “O alimento é gasto com as mulheres e os dependentes.” A ciência doméstica é da natureza das mulheres, e pela sua gerência eficiente elas podem fazer o dinheiro render.

As sociedades não-islâmicas modernas puseram a fundação do matrimônio só nesta cooperação entre marido e esposa, enquanto no Islam isto é secundário, não há eleição prévia e benefícios. O matrimônio, segundo as sociedades atuais, é um empreendimento cooperativo, embora muito mais estreito no alcance de outras instituições, como uma municipalidade ou um clube.

É por essa razão que as leis modernas não prestam nenhuma atenção às regras da castidade e etc. Esta fundação inadequada – a cooperação na vida – deu a origem a uma multidão vasta de problemas sociais e criou o caos na vida doméstica, porque essa lei inadequada não está em harmonia completa com as realidades da criação e da natureza. O homem é um animal social, não há dúvida. Todo o mundo coopera com todos os outros, dividindo o trabalho, e trabalham segundo a aptidão de alguém. Mas este fator necessita da cooperação entre duas pessoas; ele não pede especificamente a ser a cooperação entre um homem e uma mulher. Por isso, ela é uma fundação débil na construção do edifício matrimonial. Se o matrimônio fosse só uma instituição cooperativa, não haveria nenhuma necessidade de nenhuma regra especial do matrimônio; as associações diretivas de regras gerais e as sociedades cooperativas seriam o bastante. Ela negaria as virtudes da castidade e da fidelidade, anularia o conceito de legitimidade e afinidade, e ab-rogaria as regras da herança – como algumas sociedades “promovidas” fizeram. Aceitando-se este resultado último da filosofia moderna do matrimônio, teremos de aceitar que todo este sistema complicado e relacionado a homens e mulheres foi criado sem qualquer objetivo.

Agora voltemos ao nosso tópico original. A filosofia básica e o benefício secundário do matrimônio já foram descritos. Foi por causa desses benefícios que o Profeta Sagrado disse: “Os piores dentre seus mortos são os solteiros.”

Agora, podemos entender o significado do versículo: “Elas (esposas) são o seu artigo de vestuário e você é o seu artigo de vestuário”.

O artigo de vestuário serve a três objetivos: ele embeleza, ele cobre as partes do corpo, e ele protege do frio ou calor. Deus, disse: “Ó filhos de Adão, enviamos-vos vestimentas, tanto para dissimulardes vossas vergonhas, como para o vosso aparato; porém, o pudor é preferível! Isso é um dos sinais de Deus, para que meditem”. (C.7 – V.26)

O marido e a esposa, unindo-se em conjunto, cobrem as faltas naturais um do outro, e esta união protege-os da miséria e das dificuldades que enfrentam vivendo sozinhos; o sol da felicidade e da prosperidade brilha no horizonte da vida; e ambos, pelos seus esforços conjuntos, descarregam todos os deveres postos sobre eles pela natureza humana.

«
»