O Islam e a Razão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

O primeiro aspecto do ser humano que Deus, Glorificado seja, criou foi a razão, e a incrementou com um grande potencial, através dela o ser humano consegue diferenciar entre o bem e o mal, a virtude e o vício, o certo e o errado, o conhecimento e a ignorância e a luz e a escuridão. O valor da razão para o ser humano é semelhante ao de um líder diante das massas. Cada elemento tem um fundamento no qual se apoia, e a base do fiel é a razão, pois aquele que não tem razão não tem religião. Para todo elemento há um instrumento, e o instrumento do fiel é sua razão. Todo elemento possui um guia, o guia do ser humano é a razão. Todo projeto tem uma finalidade e a finalidade da devoção é alcançar a razão. Todo povo tem um líder e o líder dos fiéis é a razão. Todo comerciante tem uma mercadoria e a mercadoria do sábio é a razão. Toda destruição tem conserto e a obra da eternidade é a razão. Toda viagem tem escalas e o refúgio dos muçulmanos está na razão.

Deus, o Altíssimo, instituiu a razão como um critério íntimo pelo qual o ser humano distingue o certo do errado, e no qual se baseiam a cobrança, o perdão e a punição.

Foi citado nos nobres dito que: “Deus deu às pessoas dois argumentos, um aparente e outro oculto. O argumento aparente são os Mensageiros, os Profetas e os Imames (A.S.) e o oculto é a razão”.

A prova divina diante as pessoas é o profeta e o árbitro entre os fiéis e Deus é a razão.

O Imam Ali (A.S.) disse: “Pela razão o ser humano endireita-se”.

Aquele que não tem a razão como sua parte mais significativa encontrará a ruína. De forma contrária, aqueles que a consideram seu guia terão a felicidade terrena e eterna.

O Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) disse: “O amigo de todo ser humano é a razão, seu inimigo a ignorância. A razão é a munição e as obras são tesouros.”

Ele (A.S.) também disse: “O confiável entre vos é aquele que domina a razão e a religião, e quem não as possuir, seu capital será a desobediência a Deus. O amigo de cada um de vós é a sua razão e o seu inimigo é a sua ignorância.”

Ele (A.S.) disse ainda: “Não há melhor capital do que a razão e nem pior inimigo do que a ignorância”.

Considera-se a razão como a companheira do fiel, seu guia para o bem e para a boa conduta, um meio para alcançar a dignidade, seu programa para com Deus e o Paraíso. A razão não falha quando conselhos lhe são pedidos.

O Mensageiro de Deus, Mohammad ibn Abdillah (S.A.A.S.), disse: “Orientem-se pela razão e estareis bem orientados, e não a contrariem, pois se arrependerão”.

A razão é considerada o alicerce da religião, e a conduta ética e religiosa é uma consequência da razão, como vemos na tradição.

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “É racional manter os princípios da religião, e aquele que agir de acordo com os conselhos dela entrará no paraíso”.

O Imam Ali (A.S.) disse em um nobre dito: “O fiel está protegido e seguro quando é racional”.

A razão é o alicerce para todo direito, virtude e orientação, ela é a regra principal na condução da vida do ser humano.

O que é a razão?

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A razão é imune à ignorância, e o íntimo do ser humano é como o de um animal selvagem, se não for domesticado ficará sem rumo”.

O Imam Ali (A.S.) disse: “O íntimo do ser humano é livre e a razão segue firme dando-lhe uma direção”.

Ele (A.S.) também disse: “A mente é o guia das ideias, as ideias são os reflexos do coração, os corações são os rumos dos sentidos, e os sentidos lideram os órgãos e membros do corpo”.

O Imam Ali (A.S.) também disse: “A razão lidera o exército de Deus, o instinto lidera o exército do demônio, e o íntimo do ser humano fica entre as duas e segue quem vencer”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) pronunciou as seguintes palavras sobre a origem da razão: “Deus, o Altíssimo, criou a razão de uma luz misteriosa, cujo conhecimento não foi descoberto por nenhum profeta, mensageiro ou rei. Deus fez do conhecimento o seu título, do entendimento seu espírito, da frugalidade a sua cabeça, da modéstia seus olhos, da sabedoria sua língua, do carinho sua boca e da misericórdia seu coração. Depois a fortaleceu com dez qualidades: certeza, fé, verdade, tranquilidade, bravura, companheirismo, temor, seriedade, consentimento, agradecimento, submissão, agrado e gratidão. Depois lhe disse: Venha. E então ela veio. Depois disse: Vá. E ela se foi. Depois disse: Fale. E ela falou e disse: Louvado seja Deus, que não tem adversário, igual, melhor, mais capaz e mais justo. Tudo se prostra e se humilha perante Ele, o Altíssimo. Deus, o Altíssimo, disse: Por toda a minha generosidade e grandeza, não criei nada melhor, mais obediente, elevado, honrado e querido do que você para mim. Por ti as criaturas me unificam, me adoram, me apelam, me temem, me procuram e em Mim se refugiam. Por você recompenso e castigo. E então, a razão se prostrou perante Deus por mil anos. Então, Deus, o Altíssimo, disse: Levante-se e peça o que quiser que serás atendida. A razão levantou-se e disse: Ó meu Deus, peço-lhe que intercedas por aqueles nos quais me introduzistes. Deus então disse aos anjos: Vocês são testemunhas de que intercedi por aqueles em que a depositei”.

O Generoso Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “O fiel se torna racional somente quando adquire as seguintes qualidades: Espera-se dele o bem; a maldade não surge nele; acha pouco o bem feito pelo outros; minimiza o bem feito por ele aos outros; não cansa de procurar o conhecimento durante a vida; não se queixa dos pedidos dos necessitados; prefere humilhar-se por Deus ao invés de ser honrado pelos outros; a pobreza (por Deus) para ele é mais aconchegante do que a riqueza; sua parte da vida é a autossuficiência e cada vez que encontra alguém diz: Ele é melhor e mais fiel do que eu”.

Perguntaram ao Imam al-Hassan bin Ali (A.S.):  “O que é a razão?” Ele respondeu: “É aguentar o que não se deseja até que surja uma oportunidade”.

O Imam Ali (A.S.) disse: “Inteligência é economizar e não esbanjar, prometer e não falhar, e acalmar-se no momento da ira”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A razão é aproveitar das experiências, pois o melhor experimento é quando se aprende”.

O Imam Ali (A.S.) disse: “O homem racional apela à perfeição e à integridade, enquanto o ignorante apela aos bens materiais”.

E ele (A.S.) disse: “Racional é aquele que controla sua língua”.

E disse também: “O homem racional é aquele que se questiona e não confia em tudo que seu íntimo pede”.

Em outro dito: “O homem racional baseia-se na ação, enquanto o ignorante baseia-se na esperança”.

E Ele (A.S.) disse: “O homem racional não menospreza a ninguém”.

E disse também: “O homem racional procura se aproximar de homens racionais, enquanto o ignorante vai em direção dos ignorantes”.

E ainda disse: “O homem racional aprende através das palavras, enquanto os animais aprendem pela força”.

O Imam al-Kadhem (A.S.) disse: “O homem racional é aquele cujo lícito não o impede de agradecer e o ilícito não lhe faz perder a paciência”.

O Imam Ali (A.S.) disse: “O capital do homem racional está em seu conhecimento e sua ação, enquanto que o do ignorante está em sua riqueza e na sua esperança”.

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “O homem racional jamais é atingido duas vezes no mesmo local”.

Disseram ao Príncipe dos Fiéis, o Imam Ali (A.S.): “Descreva para nós quem é racional?” E ele respondeu: “Aquele que coloca as coisas em seus devidos lugares”. Então, disseram: “Descreva para nós o ignorante”. E ele respondeu: “Este é o contrário do racional”.

Quem é inteligente e racional obedece a Deus. A razão é o guia do ser humano no seu relacionamento com Deus, e seu combustível rumo a seu Criador, ordenando-o com o que Deus mandou e o afastando do que Deus censurou.

O que enfraquece a razão?

Existem vários elementos que enfraquecem e rebaixam a razão, levando-a ao abismo.

O Imam Ali (A.S.) disse: “A perda da razão está entre a tentação e o prazer”.

E disse: “A perda da razão está na curiosidade”.

E também: “A admiração de si mesmo é umas das causas da inveja e da perda da razão”.

E disse: “O orgulho indica a fraqueza da razão”.

E declarou também: “Quando há pouco uso da razão, aumenta-se a curiosidade pelo fútil”.

E também: “Quem enfraquece sua razão piora seu discurso”.

E ainda disse (A.S.): “O desinteresse por alguém que goste de ti não é algo inteligente, e o amor excessivo por alguém que não goste de ti é uma humilhação”.

O que alimenta a razão e a completa

Se o ser humano pensa em fortalecer a sua razão e levá-la à plenitude, ele precisa alimentá-la através da ciência, do conhecimento e das experiências, assim como reforçar o seu íntimo continuamente, observando o seu comportamento e os seus pronunciamentos.

O Imam Ali (A.S.) disse: “A razão é algo intrínseco que aumenta com o conhecimento e a experiência”.

O Imam Zeinol Abedin (A.S.) disse: “A ética e o comportamento dos sábios estão no cultivo da inteligência, e a perfeição é alcançada na cessação da maldade contra os próximos”.

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “A integridade da razão possui três sinais: a humildade perante Deus, a convicção e o silêncio, exceto se a fala for para o bem”.

Os Campos da Razão

Pelas adversidades revela-se a dimensão da razão e sua força no ser humano.

O Imam Ali (A.S.) disse: “A maneira de agir indica o grau de inteligência”.

E disse: “Revela-se a razão do homem no seu pudor e contentamento”.

E também: “Revela-se a inteligência do homem pela sua seriedade e paciência”.

O Imam al-Redha (A.S.) disse: “A ponderação da razão é testada nas alegrias”.

O Imam Ali (A.S) disse: “Na tomada das decisões descobre-se o grau de inteligência dos homens”.

E ainda disse: “Existem seis chaves para testar a inteligência do homem: o companheirismo, o tratamento, o cargo, a destituição, a riqueza e a pobreza”.

Os Sinais da Força da Razão

Existem sinais que indicam a força da razão no ser humano, entre eles temos: a consideração, o menosprezo ao prazer, falar apenas o indispensável, a organização, o trabalho correto, a boa vocação e a firmeza nas mudanças.

O Imam Ali (A.S.) afirmou: “O homem muda em três ocasiões: ao aproximar-se dos governantes, na autoridade e na riqueza após a pobreza. Aquele que não muda nestas ocasiões tem um intelecto forte”.

E disse: “O complemento da razão está no menosprezo aos prazeres”.

E também: “Aquele que fortalece sua razão terá maior credibilidade”.

Diante de tudo isso se constata o lugar que a razão ocupa no ser humano, na sociedade e na preservação da religião e da vida. Os seus frutos são maduros e os seus resultados são admiráveis, pois o valor do ser humano está na sua razão. Aliás, podemos considerar a razão como uma referência, ela avalia a personalidade do homem, e se for elevada o guiará pela senda reta, as decisões seguirão o caminho correto e haverá o desapego à vida material, a supressão dos instintos e a destruição da malícia. Entre os seus meios estarão a prudência e a consciência.

No final desta curta trajetória também é preciso conhecer os inimigos da razão e o que a subjuga.

O Imam Ali (A.S.) disse: “A inimiga da razão é a tentação”.

E disse: “Quem se apaixona fortemente cobre sua visão e adoece o seu coração, pois não enxerga, e ouve incorretamente. Os prazeres perfuram sua razão e matam seu coração”.

Ele disse ainda: “Deus ordenou o abandono das bebidas alcoólicas para proteger a razão”.

E também declarou: “A paciência é um escudo que protege a razão, e é uma espada afiada, portanto, cubra os defeitos de sua criação com a sua paciência, e lute contra a tentação através da razão”.

Louvado seja Deus, O Senhor do Universo, e que as preces e a paz estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus Ahlul Bait, seus bons companheiros e com todos os demais profetas e apóstolos de Deus.

«
»