Denuncie os crimes digitais! Chega de ofensa, preconceito e violência!

Crimes virtuais (ou digitais) são delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro resultando em punições como pagamento de indenização ou prisão.

Os crimes digitais são cada vez mais comuns porque as pessoas cultivam a falsa sensação de que o ambiente virtual é uma terra sem leis, e de que assim estão protegidas pelo falso anonimato e pela impunidade. A falta de denúncias também incentiva fortemente o crescimento do número de casos de violência digital.

Entre as condutas criminosas que circulam pela internet e pelas redes sociais há o insulto, a difamação, a calúnia, o crime de ameaça, os escritos obscenos, a incitação ao crime, a apologia ao crime ou criminoso, e todo e qualquer material escrito ou imagens contendo ideias ou teorias que promovam o ódio, a discriminação ou violência contra qualquer indivíduo, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional.

1 – A principal recomendação é que a vítima procure, em primeiro lugar, uma Delegacia Especializada em Crimes Eletrônicos da sua região para registrar um boletim de ocorrência. Denunciar é a melhor forma de combater os crimes virtuais! E para validar a denúncia, é preciso levar qualquer material que comprove o crime virtual, como um print de tela e o endereço da internet onde a ação criminosa aconteceu.

2 – Na maioria das redes sociais também há a opção de denunciar os crimes e ofensas na própria rede social, e esta também é uma ferramenta que inibe as pessoas que realizam tais práticas ofensivas. Mas salientamos que além da denúncia na rede social a denúncia em delegacias especializadas também deve ser feita.

3 – E outra ferramenta aliada é a denúncia em grupos e sites especializados no combate aos crimes digitais, como a área dedicada ao serviço da Polícia Federal e a SaferNet Brasil (que age em cooperação com o Ministério Público Federal).

Se você se deparou, foi ou está sendo alvo de crimes digitais não se cale e nem se amedronte, e utilize estas três formas de se defender e combater o crime. Dessa forma poderemos fazer uma internet realmente melhor, um espaço de estudo, diálogo e entretenimento saudável, e ainda estaremos construindo uma sociedade melhor, pois o que acontece no ambiente digital tem reflexos e é reflexo do que acontece na sociedade como um todo.

Denuncie os crimes digitais! Chega de ofensa, preconceito e violência!

«
»