Conhecimento: sua importância e posição no Islam

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Deus erguerá em graus os fiéis entre vós e aqueles que possuem o conhecimento”. (58:11)

O que entendemos deste versículo é:

Primeiro: Dois elementos irão ter um papel crucial no dia do juízo final para erguer as pessoas. O primeiro é a fé e o segundo o conhecimento.

Segundo: A fé e o conhecimento são dois elementos inseparáveis. Ou seja, quanto mais fé mais deve haver conhecimento, pois uma questão é interligada a outra.

Terceiro: O que pode levar a decadência e o rebaixamento do ser humano são dois elementos: a falta de fé e a falta de conhecimento, e, portanto, temos que nos afastar disso.

Numa outra passagem Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os insipientes? …” (39:9)

O conhecimento é de extrema importância no Islam. A primeira palavra revelada no Alcorão Sagrado foi “Iqra´ – Leia”. Esta foi uma ordem para toda a humanidade, pois a leitura é considerada um dos principais portais para a conquista do conhecimento. Deus escolheu esses primeiros versos para serem as primeiras palavras do livro que salvará a humanidade, e tudo que há neste livro é para alcançar a felicidade do homem e não o contrário disso.

São os primeiros versículos do Alcorão Sagrado: “Lê, em nome do teu Senhor Que criou (1). Criou o homem de algo que se agarra (2). Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo (3). Que ensinou através do cálamo (4). Ensinou ao homem o que este não sabia (5).” (96)

Como o ser humano irá aprender o que não sabe? Certamente através da leitura, embora existam outros meios hoje em dia, mas o principal é a leitura.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Imames (A.S.) afirmaram a posição do conhecimento e a importância de sua busca. Na época pré-islâmica predominava a ignorância, e quando o Islam surgiu quebrou as barreiras da ignorância incentivando todos, sem exceção de raça, cor, idade ou gênero, a estudar e buscar o conhecimento. Todos, inclusive os mais pobres e a classe mais baixa da sociedade, tinham a obrigação de buscar o conhecimento.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A busca pelo conhecimento é um dever de todo muçulmano e muçulmana”. Esta tradição do Mensageiro do Islam (S.A.A.S.) nos concede dois grandes ensinamentos:

Primeiro: A importância e o dever da busca pelo conhecimento.

Segundo: A igualdade total entre os direitos dos homens e das mulheres.

Na época das guerras os prisioneiros que eram apreendidos pelos muçulmanos pagavam suas fianças de libertação em forma de ensinar os muçulmanos iletrados a ler e escrever. Este era o preço estabelecido pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) para sua libertação. Em outra ocasião o Profeta (S.A.A.S.) estabeleceu o dote de algumas mulheres que casavam com muçulmanos como sendo o ensino da leitura e escrita a elas.

Numa tradição vemos como o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dava importância para os encontros de debate e busca pelo conhecimento. Num certo dia, o Profeta (S.A.A.S.) entrou na mesquita e viu dois grupos. Um grupo rezando e outro estudando. Ele (S.A.A.S.) escolheu o grupo que estava estudando para se sentar com eles. Ou seja, com isso ele nos apontou qual é a importância do conhecimento. Não que a devoção e a oração não sejam importantes, mas aquilo você leva para sua pessoa é um canal entre você e seu Deus, já o conhecimento dará frutos e trará benefícios para todos.

A busca pelo conhecimento é tão importante que o Imam Ali (A.S.) considerou o valor do ser humano baseado no tamanho de seu conhecimento, e não por sus posses, classe social, prestígio familiar, etnia ou nacionalidade. O Imam Ali (A.S.) disse: “O menos valioso entre os seres humanos é aquele que tem menos conhecimento”.

O conhecimento é a principal referência na elevação da posição do ser humano.

Mas a pergunta é: Que tipo de conhecimento? Será que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e os Imames (A.S.) quando falavam a respeito do conhecimento falavam sobre todos os tipos de conhecimento ou deve haver uma referência e parâmetro para sabermos a quais ciências ou conhecimentos eles se referiam?

A resposta é: Sim. Com certeza eles não se referiam a todo tipo de conhecimento e estudos, e há sim algumas referências sobre o tipo de conhecimento que devemos buscar e estudar.

O devoto de Deus, Khoder, um homem privilegiado por Deus por sua sabedoria e conhecimento, quando se encontrou com o Profeta Moisés (A.S.) o aconselhou e disse a ele (A.S.): “Ó Moisés saiba que teu coração é um recipiente, então tenha atenção para o tipo de substância que irá colocar nele”.

1) O conhecimento benéfico

Num certo dia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) entra na mesquita e observa um ancião sentado e muitas pessoas ao seu redor. O Profeta (S.A.A.S.) então pergunta para seus companheiros quem era aquele ancião? Eles disseram que era um “Allamah – Sábio”. Então, o Profeta (S.A.A.S.) questionou que tipo de sabedoria ele possuía? Eles então responderam que era um sábio que conhecia os ancestrais e histórias dos antepassados, e que estava ali falando da história deles e de seus ancestrais, sobre suas glórias e conquistas. Então, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Esse é um tipo de conhecimento que não prejudica aquele que o procura, mas que não favorece em nada aquele que o tenha”. A partir daí o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estabeleceu critérios para sabermos quis são os tipos de conhecimentos benéficos e aos quais devemos buscar: “Conhecer os sinais da criação (o ser humano, o cosmos, a natureza ou tudo que seja benéfico ao ser humano), as leis da religião (como rezar, jejuar, peregrinar e etc) e as boas e firmes tradições. Fora esses três, tudo é desnecessário”. Portanto, o conhecimento a ser buscado pelo homem deve ser aquele que reflete um benefício ao ser humano e à sua vida e sociedade. Algo que permita que evolua e leve-o a uma vida mais digna e tranquila. O Profeta (S.A.A.S.) fazia uma oração que dizia: “Ó Deus nosso, eu me refúgio em Ti de um conhecimento que não tem benefício, de um coração que não te teme, de uma alma que não se sacia e de uma súplica que não é atendida por Ti”.

A busca pelo o conhecimento, especialmente das ciências religiosas e das jurisprudências islâmicas, é tão importante que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que morrer enquanto busca o conhecimento do Islam estará apenas em um grau de diferença em relação aos profetas”. O conhecimento é também uma das principais ferramentas para alcançar o temor a Deus, e sua importância é tão destacada pelos nossos Imames que o Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “Se me trouxerem um jovem xiita que não busca saber as jurisprudências de sua religião irei renegá-lo”.

2) O conhecimento para por em prática

O conhecimento é o primeiro passo para beneficiar a si mesmo e às demais pessoas, e é o portal para alcançar a felicidade. Já a ignorância é o portal para a decadência e a infelicidade, pois as pessoas que mais sofrem são as que menos buscam conhecimento. Agora, mais importante do que o conhecimento não é buscá-lo, e sim praticá-lo, pois do que adianta buscarmos o conhecimento, mas não o colocar em prática. O Príncipe dos Fiéis (A.S.) disse: “O conhecimento está vinculado a sua execução”. Numa outra passagem ele (A.S.) disse: “Ó humanos, saibam que a perfeição da vossa religião é buscar conhecê-la e praticá-la”. Portanto, de nada valerá se apenas buscarmos o conhecimento para buscar a fama ou ganhar um debate, pois o principal objetivo da busca pelo conhecimento deve ser a sua prática. Vale lembrar que estamos sempre falando do conhecimento benéfico, aquele que possui um benefício para nossas vidas e para a sociedade como um todo. O Imam Ali (A.S.) disse: “Um conhecimento sem benefício é como um remédio sem efeito”.

3) Aprender enquanto jovem

Aprender sempre é bom, sendo melhor ainda quando se é jovem. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aprender enquanto jovem é como lapidar uma pedra”.

4) O objetivo do conhecimento

O objetivo da busca pelo conhecimento deve ser aprender, executar e alcançar a salvação da outra vida, e não se mostrar ou ganhar fama e debates. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que busca o conhecimento da outra vida para se vangloriar jamais sentirá o aroma do paraíso”.

O objetivo da busca pelo conhecimento é praticá-lo e caminhar nesta vida sob a orientação e clareza dele, pois o Imam Ali (A.S.) dizia: “O praticante do conhecimento é como aquele que caminha numa estrada iluminada”. Sem contar que, Deus não queira, não queremos acabar sendo incluídos na classe que é considerada no Alcorão Sagrado como animais ou até pior. Deus disse: “São como o gado; qual, são mais irracionais ainda!” (25:44). O ser humano foi honrado e agraciado com algo chamado razão, e esta é a única diferença entre nós e os demais animais. Se deixarmos de usar o nosso raciocínio com certeza seremos piores que os demais animais, mas se usufruirmos da razão e considerá-la parte de nossas práticas seremos melhores que os anjos, que foram criados com a razão, mas sem o instinto.

 

 

«
»