Concluir as tarefas da melhor forma

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em verdade, os fiéis que praticam o bem – certamente que não frustraremos a recompensa daqueles que praticam a melhor das ações (Os benfeitores)”. (18:30)

O Alcorão Sagrado está cheio de termos como Ahsan (melhor), Aqwam (mais forte), Afdhal (mais adequado). Numa passagem Deus comunicou ao Seu Mensageiro a forma que ele deveria realizar o seu diálogo com o incrédulos e ateus: “… E dialogue com eles usando os melhores termos e a maneira benevolente…” (16:125). Deus ordena Seu Mensageiro a dialogar com os incrédulos e os ateus usando os melhores meios e formas, por meio das melhores palavras e termos. Já passou pela nossa mente o por que o Alcorão Sagrado ter ordenado o Mensageiro a seguir este caminho? Ou seja, com certeza há um motivo do porque Deus o Altíssimo ter ordenado Seu Profeta a seguir este caminho.

O que entendemos por meio desta indicação usando o termo “Melhor” nas passagens alcorânicas e tradições proféticas é simples e direto. Deus, Exaltado seja, é o defensor da perfeição até mesmo quando praticamos ou falamos algo, isso deve ser feito da “MELHOR” maneira ou forma. Como também a doutrina do Islam é defensora da boa “CONCLUSÃO ” e finalização das tarefas. Ou seja, quando alguém recebe uma missão ou decide FALAR ou FAZER algo, que seja feito da melhor forma, e é isso que entendemos nas interpretações dos versículos do Alcorão Sagrado e das tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). E quem mais além de Deus poderia ser o melhor e mais completo e perfeito dos criadores, pois Ele disse no Alcorão Sagrado: “Nós (Deus) criamos o homem na mais perfeita proporção” (95:4). Numa outra passagem Deus disse: “Deus revelou a mais bela Mensagem…” (39:23) Este é um princípio, valor e missão para todos nós, sendo que Deus é o maior tradutor deste princípio. Nossa religião e doutrina é defensora desta ideologia, e por isso temos que seguir esta filosofia em nossas vidas.

Grande parte dos nossos problemas diários e sociais são por não seguirmos estes dois princípios de “fazer o melhor” e “concluir” nossas tarefas. Por exemplo: o mecânico que é contratado para realizar um reparo no carro ou um encanador que é chamado para solucionar um vazamento de água na residência, por não seguir este princípio, e não fazer o seu melhor para resolver o problema, ou simplesmente concluir sua tarefa de qualquer jeito, causará problemas a si e aos demais. Este é um grande problema irmãos, que se não for observado pode chegar a ser pecado, pois o profissional que é contratado para realizar um serviço e não o faz da sua melhor forma ou não o conclui da melhor maneira estará recebendo por um serviço incompleto, algo que é contrário a realidade e é como enganar as pessoas. Na verdade, hoje em dia, problemas, muitos deles, são causados por não seguirmos este princípio em nossas vidas. Um médico, um mecânico, um engenheiro ou qualquer outro profissional quando não segue este princípio além de estar praticando um ato ilícito podem causar um risco a vida das pessoas. Imaginem um médico por exemplo, que não cumpre a sua missão de operar um paciente da melhor maneira, isso pode ter consequências graves e o paciente pode morrer por esta falha. Ou um engenheiro que não calcula os números exatos para erguer uma ponte ou um edifício e isso com certeza coloca em risco as vidas das pessoas.

Uma das características dos fiéis é a de serem aqueles que cumprem seus deveres, missões e tarefas da melhor forma. Se o fiel quiser falar algo ele escolhe a melhor palavra para ser dita ou se quiser fazer algo ele o faz da melhor e mais completa maneira.

Até mesmo a mortalha

Então, Deus é o mais perfeito e tudo que Ele fez foi da melhor forma, Ele disse as melhores palavras, escolheu as melhores pessoas para serem seus representantes sobre a Terra, ou seja, os profetas e mensageiros de Deus são as melhores entre as Suas criaturas. Seguindo este raciocínio o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse numa de suas passagens: “Deus é clemente com quem pratica algo e o conclui da melhor forma”. Numa história narrada por historiadores na época do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) é afirmado que ele disse sobre o ato de enrolar um morto na mortalha (Kafan): “Se alguém entre vocês for vestir um falecido com o kafan (Mortalha), então que faça da melhor forma”. Ou seja, até mesmo o ato de vestir um falecido com a mortalha deve ser feito da melhor forma de acordo com a orientação do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Numa outra passagem dizem que no velório de Ibrahim, filho do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), antes dele ser enterrado o Profeta (S.A.A.S.) observou uma imperfeição em seu túmulo e pediu para um de seus companheiros descerem para corrigir aquela imperfeição e depois enterrar Ibrahim. Depois do enterro os companheiros chegaram ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e perguntaram para ele qual era a importância daquele ato, pois o túmulo não representaria uma grande importância para ser feito de uma forma perfeita, e perguntaram se isso causaria um dano para o falecido. Então, ele (S.A.A.S.) disse: “Não incomoda o falecido, mas um túmulo perfeito alegra os olhares dos vivos”. Em seguida ele (S.A.A.S.) disse: “Deus ama quando alguém entre vocês pratica algo e conclua da mais perfeita forma”. Saibam irmãos que o valor das coisas é quando concluímos os atos e missões, e esse é nosso dever e obrigação como muçulmanos, sejam eles atos e missões pequenos ou grandes, seja um ato de lavar um copo ou construir um hospital.

A consequência da conclusão dos atos da melhor forma:

1) Benção: Quando o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) recebeu a missão de propagar a mensagem do Islam ele a cumpriu da melhor e mais completa maneira, e por ter cumprido sua missão da melhor forma teve o grande sucesso que conquistou ao longo dos 23 anos de propagação do Islam. Sua mensagem hoje enche o mundo, a doutrina Islâmica hoje é a religião que mais cresce no mundo e trouxe grandes conquistas científicas para o mundo.

2) Amor de Deus: O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse sobre aquele que finaliza as suas tarefas e trabalhos da melhor forma: “Deus ama quando alguém entre vocês pratica algo e conclua da mais perfeita forma”.

3) Riqueza: Dizer a verdade e cumprir a confiança dos demais em realizar as tarefas atrai a riqueza. A tradição afirma “Dizer a verdade atrai a riqueza”.

4) Progresso: Ao praticar as missões e tarefas da melhor forma a sociedade atinge o progresso e evolui em seus desafios, e sempre desejará avançar com o progresso em diferentes áreas científicas, tecnológicas, econômicas, políticas, educacionais e etc…

5) Tranquilidade: A pessoa que cumpre seu dever e missão da melhor forma fica com a consciência tranquila.

Infelizmente esta realidade está muito longe em nossas sociedades, e em muitos campos isso é uma grande infelicidade para uma nação. Mas é bom sabermos qual é o motivo disso para que possamos evitar e se prevenir. Aqui vão alguns dos motivos do porque as pessoas não cumprem suas tarefas e missões da melhor maneira:

1) Preguiça: Um dos principais motivos é a preguiça, sendo que este elemento é uma das piores pragas da nossa época, e na verdade sempre foi em todas as épocas. O Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “Se distanciem da preguiça e do tédio, pois ambos te privarão do bem desta e da outra vida…”. Não espere que o preguiçoso cumpra sua missão. O Imam Al-Baqer (A.S.) afirma: “… O preguiçoso não cumpre seus deveres perante Deus exaltado seja”. Até mesmo a devoção, a oração e as obrigações religiosas acabam sendo deixadas de lado por este detalhe, a preguiça.

2) Pressa: As pessoas têm pressa de receber os frutos sem cumprir o determinado ciclo do fruto. Como sabemos não devemos colher os frutos sem que antes estejam maduros, e isso pode prejudicar o resultado dos atos. Por isso temos que evitar a pressa, pois causa danos nos resultados, e o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A pressa é de Satã”. Portanto, temos que sempre ter paciência e cautela. Aqui podemos citar a história de Moisés com o servo de Deus Khoder. Deus cita no Alcorão Sagrado: “E Moisés lhe disse: Posso seguir-te, para que me ensines a verdade que te foi revelada? (66) Respondeu-lhe: Tu não serias capaz de ser paciente para estares comigo. (67) Como poderias ser paciente em relação ao que não compreendes? (68) Moisés disse: Se Deus quiser, achar-me-á paciente e não desobedecerei às tuas ordens. (69) Respondeu-lhe: Então segue-me e não me perguntes nada, até que eu te faça menção disso. (70)” (18). O que aprendemos com esta história é que temos que ter paciência para entender e compreender as questões, e isso é um dos elementos muito importantes para a evolução de nossas vidas.

3) Se especializar e conhecer: A pessoa tem que focar em sua especialidade. Em uma coisa e não em muitas coisas. Isso exige mais atenção, pois com a falta disso ela vai falhar em sua missão e obrigação. Com base nisso o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A vossa preocupação não pode ser a quantidade de trabalho e sim cumpri-lo e concluí-lo da melhor forma”. A pessoa não deve ficar procurando fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, pois isso pode levá-la a falhar. O Príncipe dos Fiéis (A.S.) disse: “Quando as tarefas se duplicam então se duplica a preguiça e o tédio, e isso leva a pobreza”.

4) Humildade: Infelizmente algumas pessoas não gostam de revelar que não sabem fazer algo. Quando formos procurados para fazermos algo e não sabermos fazer aquilo ao invés de dar falsas esperanças para as pessoas, prometendo fazer aquilo que não podemos, temos que ser fortes e dizer que NÃO SABEMOS. Infelizmente algumas pessoas não tem esta humildade, assumem compromissos e tarefas sem saber como cumprir e com isso são levadas ao fracasso.

5) A pessoa certa no lugar certo: A presença da pessoa certa na posição e cargo correto é fundamental para evitar a falha na conclusão das tarefas, e isso é responsabilidade de todos, desde o pai de família até os governantes de um estado quando nomeiam alguém para cumprir uma missão. Esta pessoa deve ser a melhor para cumprir aquele dever, isso para não causar danos na sociedade e a si mesma.

As graves consequências de NÃO CONCLUIR os atos:

Pode levar a ilegitimidade no recebimento do valor dos serviços, e portanto considerar aquele faturamento ILÍCITO (Haram).

Pode levar ao fracasso e falhas na conclusão dos deveres, até mesmo religiosos, e isto leva a INVALIBILIDADE do ato.

Então, queridos irmãos, todos devem começar uma tarefa, missão ou dever com a responsabilidade de CUMPRIR DA MELHOR E MAIS PERFEITA MANEIRA, e vamos a partir de hoje fazer disso o nosso lema de vida, pois este lema com certeza trará o sucesso em nossa vida profissional e pessoal, inshallah.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 15/06/2019

 

 

 

«
»