Allamah Sayyed Muhammad Husayn al-Tabataba’i (K.S.)

Allamah Tabataba’i nasceu em uma família de eruditos em Tabriz, no ano de 1271 A.H. A.D, o equivalente ao ano de 1892 no calendário gregoriano. Ele perdeu sua mãe quando tinha cinco anos e o seu pai aos nove. Para prover o seu suporte, o seu guardião colocou o seu irmão mais jovem e ele aos cuidados de um empregado e uma criada. Um pouco depois da morte do seu pai eles foram enviados à escola primária, e logo, à escola secundária. Conseqüentemente, a sua instrução foi confiada a um professor que fazia visitas em sua casa; deste modo eles estudaram Farsi durante seis anos.

Não havia naquele tempo nenhum programa de estudos primários. No período de 1290/1911 a 1296/1917, ele estudou o Alcorão, o que normalmente não era ensinado antes de todo o resto dos estudos básicos, como Golestan de Sa’di e Bustan, o Nesab Ilustrado e Akhlaq, Anvare-e Sohayli, Tarikh-e Mo’jam, as escritas de Amir-e Nezam e o Irshad al-Hisab.

Em 1297/1918, ele iniciou o campo de estudos religiosos e arábicos, e se ocupou com leituras de textos até 1304/1925. Após este período de sete anos, no campo da gramática, ele estudou Ketab-e Amsela, Sarf-e Mir, e Tasrif; em sintaxe, Ketab-e `Avamel, Enmuzaj, Samadiya, Soyuti, Jami, e Moghanni; em retórica, Ketab-e Motavval; em jurisprudência, o Sharh-e Lama’a e Makaseb; em princípios da lei, o Ketab-e Ma’alem, o Qavanin, Rasa’il, e Kafaya; em lógica, o Kobra, o Hashiya e o Sharh-e Shamshiya; em filosofia, o Sharh-e Esharat; e em teologia, o Kashf al-Murad. Isto concluiu os seus estudos em áreas outras do que filosofia e ciência espiritual.

Em 1305/1925, ele viajou a Najaf para assistir aulas dadas pelo Ayatullah Shaykh Mohammad Hosayn Esfahani. Sob sua orientação ele empreendeu um curso em princípios da lei que ocupou aproximadamente seis anos e um curso na jurisprudência de aproximadamente quatro anos. Ele estudou a jurisprudência durante aproximadamente sete anos com o Ayatullah Na’ini e empreendeu um curso em princípios da lei. Ele também estudou a jurisprudência com o Ayatullah Sayyed Abu’l-Hassan Esfahani e estudou a biografia Islâmica com o Ayatullah Hojjat Kuhkamari.
Na área da filosofia, ele teve a boa fortuna de ser capaz de estudar com o filósofo mais renomeado do tempo, Sayyed Hosayn Badkubi. No decorrer de seis anos ele foi o seu estudante, e estudou a Manzuma de Sabzavari, Asfar de Molla Sadra e Masha’er, Shifa de Avicenna, o Ethologia e Tamhid de Ibn Tarka, e Akhlaq de Ibn Maskuya.

Fora do assunto geral que Sayyed Badkubi orientou-lhe para a sua educação, e no apoio do seu entusiasmo pela filosofia com um conhecimento e um estilo rigoroso do pensamento, ele também o ordenou que estudasse a matemática. Para cumprir com esta ordem, ele assistiu às classes dadas pelo Sayyed Abu’l-Qasem Khansari, um mestre matemático. Ele também estudou o raciocínio analítico e a geometria sólida com ele.

Por causa da dificuldade com o sustento ele foi obrigado a voltar a Tabriz, o seu lugar de nascimento, em 1314/1935. Ele viveu lá durante dez anos, anos que ele contou como um período de nudez espiritual em sua vida, pois foi retido de conhecimento e reflexão pelo envolvimento inevitável e contatos sociais implicados no ganhar da vida. Em 1325/1946, ele deixou tal situação para trás e instalou-se em Qum, onde retomou ao seu trabalho no conhecimento.

Naturalmente todo o mundo provou o doce e amargo da vida quanto à sua própria experiência. Na sua volta esteve em ambientes variados enfrentado toda a espécie de vicissitudes, especialmente desde que ele passou a maior parte da sua vida como um órfão ou um estrangeiro, ou longe de amigos, ou sem meios, ou em outras dificuldades. Ele sempre sentia, contudo, que uma mão invisível tinha-o livrado de um precipício muito terrível, e que uma influência misteriosa o tinha guiado por mil obstáculos em direção ao objetivo.

Quando começou os seus estudos se ocupou com gramática e sintaxe, algo que tomou-lhe um pouco de interesse apenas e não conseguiu compreender muito. Ele passou quatro anos neste caminho. O favor divino repentinamente conseguiu modifica-lo, para que se tornasse excitado com os seus estudos e impaciente de aprender o que todos lá deveriam aprender. Ele nunca se sentiu cansado ou desencorajado com os seus estudos ou com as reflexões filosóficas daquele tempo até a conclusão da sua instrução aproximadamente dezessete anos depois. Ele esqueceu todo que foi injusto e sujo no mundo e pensou sobre os eventos doces e amargos de forma igual. Ele retirou-se do contato social exceto com os eruditos; ele cortou comida e sono e outras necessidades da vida ao mínimo e dedicou o resto do seu tempo e recursos ao conhecimento e pesquisas. Ele sempre passava a noite no estudo até o levantar do sol (especialmente na Primavera e Verão), e sempre investigava a lição do dia seguinte com antecedência, fazendo quaisquer esforços para resolver qualquer problema que surgisse, para que, pelo tempo dos estudos, ele já tivesse uma compreensão clara do tópico do professor; ele nunca trouxe qualquer problema ou erros diante do professor.

As composições curtas que preparou estudando em Najaf:

Revenda dar Borhan (Monografia em Raciocínio)
Revenda dar Moghalata (Monografia em Sofisma)
Revenda dar Tahlil (Monografia em Análise)
Revenda dar Tarkib (Monografia em Combinação)
Revenda darE’tebariyat (Monografia em Idéias de Origem Humana)
Revenda dar Nobovvat va Manamat (Monografia em Profecia e Sonhos)

Trabalhos que compôs vivendo em Tabriz:

Revenda dar Nobovvat va Manamat (Monografia em Profecia e Sonhos)
Revenda dar Asma’ va Safat (Monografia nos Nomes e Atributos)
Revenda dar Af’al. (Monografia em leis Divinas)
Revenda dar Vasa’et Miyan-e Khoda va Ensan (Monografia em Intermediários Entre Deus e Homem)
Revenda dar Tarkib (Monografia em Combinação)
Revenda darE’tebariyat (Monografia em Idéias de Origem Humana)
Revenda dar Nobovvat va Manamat (Monografia em Profecia e Sonhos)
Revenda dar Asma’ va Safat (Monografia nos Nomes e Atributos)
Revenda dar Af’al. (Monografia em leis Divinas)
Revenda dar Vasa’et Miyan-e Khoda va Ensan (Monografia em Intermediários Entre Deus e Homem)
Revenda dar Ensan Qabl anúncio-Donya (Monografia em Homem Prioi ao Mundo)
Revenda darEnsan fi’d-Donya (Monografia em Homem no Mundo)
Revenda dar Ensan Ba’d anúncio-Donya (Monografia em Homem Depois do Mundo)
Revenda dar Velayat (Monografia na Vice-Regência)
Revenda dar Nobovvat (Monografia em Profecia)

Trabalhos que compôs em Qom:

Tafsir al-Mizan Publicado em 20 volumes. Neste trabalho, o Alcorão é exposto de uma maneira sem precedentes, verso pelo verso.
Osul-e Falsafe (Ravesh-e Re’alism) (Princípios da Filosofia; o Método do Realismo) a Filosofia do Leste e Oeste é inspecionada no trabalho em cinco volumes.
Anotações ao Kifayat al-Usul
Anotações a Molla Sadra, al-Asfar al-Arba’a Publicado em nove volumes.
Vahy, ya Sho’ur-e Marmuz (Revelação, ou Consciência Mística)
Faça a Revenda da Velayat va Hokumat-e Eslami (Duas Monografias sobre o Governo Islâmico.
Mosabeha-vós Venda 1338 Professor ba Korban, Mostashreq-e Faransavi Entrevistas em 1959 com o Professor Corbin, Orientalista Francês. Recentemente publicado em um volume com o título Shia (Xiismo).
Mosabeha-vós Venda 1339 va 1340 Professor ba Korban, Mostashreq-e Faransavi Publicado em um volume como Resalat-e Tashayyo’ dar Donya-vós Emruz (a Missão Xiita no mundo de hoje).
Revenda dar E’jaz (Monografia em Milagres).
`Ali wa’l-Falsafat al-Elahiya (`Ali e a Filosofia Divina).
Shi’a dar Eslam (O Xiismo no Islam).
Uma Antologia de Xiita.
Qor’an dar Eslam (o Alcorão no Islam).
Majmu’e-vós Maqalat, Porseshha va Pasokha, Bahsha-vós Motafarge-vós ‘Elmi, Falsafi, va…. (Artigos selecionados, Perguntas e Respostas, e outras Discussões Escolásticas e Filosóficas diversas.
Sunan Nabi (Caminhos do Profeta).

Allamah Tabataba’i morreu em Aban 1360/Novembro 1981.

«
»