Al-Hajj – Peregrinação a Mecca (Jurisprudências Gerais)

Diz Deus no Alcorão:

“…peregrinação à Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la….” (S.3 V. 97)

A realização do Hajj é um dos fundamentos do Islam, e um ato devocional sagrado cumprido pelos profetas e enviados desde o princípio dos tempos. Seus rituais foram estipulados por Deus, detalhados a Abraaão e Ismael (A.S.) e confirmados pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

O Hajj é a síntese de todo Dín na medida que sua realização materializa os atos de fé e adoração, e irmana os muçulmanos. É a forma de îbad (culto) por excelência da qual a tradição fiel relata:

“O Hajj aceito não tem outra recompensa senão o paraíso”.

As Condições do Hajj

A realização do Hajj ao menos uma vez na vida é obrigatória sob as seguintes condições :

– ESTAR CAPACITADO FINANCEIRA E FÍSICAMENTE PARA FAZÊ-LO.

Não é pois obrigatório exceto para o muçulmano que possua dinheiro suficiente para cobrir as despesas dele e de sua família durante sua peregrinação e para aquele que possua saúde para suportar a viagem e os rituais do Hajj, contanto que seja seguro para ele, sua família e propriedade.

– MATURIDADE

O Hajj não é obrigatório para a criança e o que não tenha alcançado a puberdade.

– SANIDADE

O primeiro pré- requisito para a realização do Hajj é ter a pura e sincera intenção de fazê-lo apenas em obediência a ordem de Deus.

As diferentes categorias de Hajj

Existem 3 categorias de Hajj:

– HAJJ UL IFRAD: é o Hajj a ser realizado por aquele que reside em Mecca ou num raio de 86 km dali. (Neste caso a pessoa não traz nenhum animal para sacrifício).

– HAJJ UL QIRÁN: se assemelha ao anterior, porém, a pessoa traz algum animal para o sacrifício. (Nestes 2 casos a pessoa deve realizar o Hajj antes de realizar a Umrah (visita em outra época do ano).

– HAJJ UT TAMATTU: é o Hajj da pessoa que vive além da distância de 86 km, neste caso, realiza-se a umrah (visita) e em seguida o Hajj com seus rituais.

Os Rituais Obrigatórios do Hajj

Estes rituais se dividem em duas partes obrigatórias:

1. UMRAH (UMRAT TAMATTU)
2. HAJJ (HAJJ UT TAMATTU)

UMRAT TAMATTU consiste de 5 ações:

1. O IHRAM

O peregrino deve formular a intenção da Umrah e em seguida vestir o ihram que se compõe de duas peças de tecido sem costura. Isso pode ser feito em um dos mawaqit (lugares designados) que são 4 diferentes caminhos para Mecca: Masjidu shajarah, Al Juhfah, Wadil Aqiq, Yalamlam.

O período para vestir o Ihram vai do primeiro dia de Shawwal até o nono dia de Hajj. Durante este período é permissível formular a intenção para o Hajj, vestir o Ihram para a Umrah e então ao terminar os rituais vestir suas roupas comuns e aguardar o Nono dia de Dhul hijjah para completar os rituais. Feita a intenção e vestido o Ihram o peregrino dirige-se para Mecca repetindo a recitação do TALBIYAH: “LABBAYKA ALLAHUMMA LABBAYK, LABBAYKA LA SHARIKA LAKA LABBAYK, INNAL HAMDA WANNIMATA LAKA WAL MULK LA SHARIKA LAKA LABBAYK trad. (Ó Deus, eis-me aqui, eis-me aqui Tu que não tendes associados, eis-me aqui, em verdade o Louvor, as graças e o reino pertencem a Ti, ó Tu que não tendes associados, eis-me aqui ).

2. O TAWAF

O peregrino ao chegar executa sete voltas em torno da Caaba

3. SALLAH TAWAF

Cumpre o Sallah (Oração) de dois ciclos

4. AS SAY’

Percorre o caminho entre o Monte As Safa e o monte Al Marwah sete vezes, refazendo o caminho que Ismael (A.S.) e sua mãe Aghar fizeram.

5. AT TAQSIR

O peregrino corta os cabelos, a barba os bigodes, e apara as unhas.

Obs: A Nyyah (Intenção) é obrigatória para cada ritual da Umrah e do Hajj.

O HAJJ UT TAMATTU – Consiste de 13 rituais obrigatórios que são:

1. IHRAM

O peregrino retoma o Ihram em Mecca, preferivelmente estando na Masjid ul haram (onde se localiza a Caaba), faz a intenção do Hajj tamattu, começa a Talbiyah e segue para Arafat.

2. A ESTADIA NO VALE ÂRAFAT

O peregrino chega ao vale de Arafat no nono dia de Dhul Hijjah e permanece ali do meio do dia até o por do sol empenhado nas súplicas, ao anoitecer parte para Muzdalifah.

3. A PERMANÊNCIA EM MUZDALIFAH

É recomendável que se passe a noite em Muzdalifah e é obrigatório que se permaneça ali do romper da aurora até o por do sol do Eid al adha (décimo dia).

4. JAMRAT UL AQABAH

É o ritual de atirar 7 pedras no jamrat ul aqabah que simboliza Shaitan (pois nesse lugar Abraão e Ismael (A.S.) enfrentaram o inimigo do gênero humano.

5. O sacrifício de um animal sadio e sem defeito (carneiro, vaca, camelo ou cabra) em Mina.

6. O raspar a cabeça (se for a primeira peregrinação) para o homem, a mulher deve apenas cortar uma mecha do cabelo. Isto deve ser feito ainda em Mina.

7. Retornando a Mecca realizar o Tawaf (7 voltas em torno da Caaba).

8. Realizar o Sallah tawaf.

9. Realizar o Saay de As Safa à Marwah 7 vezes.

10. Tawaf UnNisa: realizar um segundo Tawaf (mais 7 voltas em torno da Caaba).

11. Sallah Tawaf um Nisa (mais 2 ciclos de Sallah).

12. Encaminhar-se para Mina e permanecer ali a 11º e 12º noite e aquele que estiver ali até o por do sol do 12º dia que permaneça a 13º noite.

13. Repetir o ritual de apedrejamento dos Jamrat no 13º dia, concluindo o Hajj.

Atos Proibidos durante o Ihram

Enquanto o peregrino está vestido com o Ihram, ele deve abster-se de certos atos que são proibidos para ele até que ele tenha concluído o Hajj. Estes atos são:

– A Caça. (tomar parte, matar ou comer a carne de um animal caçado. É permitido porém matar algum animal que represente perigo as pessoas).
– Manter relações sexuais ou masturbar-se.
– Casar-se ou mesmo servir de testemunha em um casamento.
– O uso de perfume, cosméticos, mirar-se no espelho para embelezar-se, usar anéis ou jóias.
– O uso de roupas costuradas para os homens, o uso de calçados que cubram a parte de cima do pé, inclusive meias.
– Proferir ofensas, mentiras ou demonstrar malícia., etc.
– Proferir juramentos de qualquer espécie.
– Matar insetos do corpo como piolhos ou pulgas.
– Retirar pelos do corpo.
– Provocar sangramentos, extrair dentes ou cortar as unhas.
– Caminhar conscientemente sob a sombra, cobrir a cabeça (para os homens), e cobrir a face para as mulheres.
– Cortar árvores ou plantas do distrito de Mecca.
– Portar armas.

É recomendável que se um peregrino queira deixar Mecca depois de completar os rituais, que realize o TAWAF UL WADA’ (TAWAF DE DESPEDIDA) que consiste de 7 voltas em torno da Caaba, tocar a Pedra Negra, agradecer a Deus e louvá-lo, invocar a benção sobre Mohammad e sua Família. É muito recomendável visitar o túmulo do Profeta (S.A.A.S.) em Madinah antes ou depois do Hajj.

O Kaffarah

Se o peregrino cometer deliberadamente algum dos atos proibidos durante o Ihram, ele deve expiá-lo. Em muitos casos a expiação é sacrificar um animal, em outros casos de acordo com a violação cometida o Kaffarah é alimentar uma pessoa pobre ou mais pessoas, ou jejuar por 3 dias.

Instruções Especiais

Para as mulheres: A mulher em seu período menstrual pode ir e permanecer em A’rafat, o qual é o principal requerimento para o cumprimento do hajj. A única restrição é que não se faça o Tawaf do hajj. Ela deve fazê-lo logo que o período termine e esteja em estado de pureza. Se a menstruação começa quando estiver em A’rafat, ela deve tomar o banho e vestir o ihram e completar o hajj. Se o fluxo começar no momento do tawaf e o tempo deste estiver expirando, ela pode realizá-lo mais tarde. Se começar no momento do tawaf de despedida e ela precisar retornar para casa , ela pode omití-lo.

Para os pais (no caso da criança): O hajj não é obrigatório para a criança, no caso de que um pai ou uma mãe precise levá-la, deve seguir as seguintes instruções:

– Vestí-la com o Ihram
– Fazer a intenção por ela
– Se a criança não for capaz de realizar os rituais por si mesma, o pai ou a mãe podem realizá-los em seu nome.
– Se for um bebê, o pai ou a mãe podem cumprir os rituais em seu próprio nome e em nome da criança carregando-a em seu colo.

«
»