Al-Hajar Al-Aswad, “A Pedra Negra”

Sua Localização

Al-Hajar Al-Aswad, ou “a pedra negra”, está localizada no canto sudoeste da Sagrada Ka´ba, chamado Al-Rokn Al-Iamani, ou “o canto iemenita”. Existem controvérsias sobre o seu tamanho e peso, mas o que se sabe é que é oval e com o passar do tempo está pedra passou por vários fatos que modificaram suas medidas.

O canto onde se localiza a pedra na Sagrada Ka´ba é o canto onde se inicia o ritual do Tawaf, ou seja a rotação em volta da Ka´ba. Este ritual deve ser realizado por cada peregrino quando for realizar o Haj. Ele deve dar sete voltas em torno da Ka´ba e é a partir deste ponto que ele começa a contar a sua primeira volta, e ao chegar neste exato ponto ele finaliza a primeira e começa a segunda volta, e assim por diante até chegar à sétima, e nesta ele já deve começar a sair do círculo e se dirigir ao próximo ritual.

Características

É uma pedra em formato oval e de cor preta, e de acordo com narrações do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames esta pedra é proveniente do paraíso.

Sua história

Há mais de uma narração sobre a história desta pedra, mas a mais famosa é que ela veio do paraíso trazida pelo anjo Gabriel assim que o Profeta Abraão (A.S.) e seu filho profeta Ismail (A.S.) terminaram a reconstrução da Sagrada Ka´ba. O anjo Gabriel trouxe-a e a colocou neste ponto, e ela era branca como neve e tinha um brilho extraordinário, mas com o passar do tempo foi ficando negra devido aos erros e pecados dos humanos.

Outra narração afirma que o Profeta Adão (A.S.) trouxe esta pedra junto com ele do paraíso quando foi expulso de lá. Quando chegou na Terra colocou esta pedra neste ponto onde é a Ka´ba.

Recomenda-se que ao finalizar o ritual do Tawaf o peregrino se aproxime e a toque e beije. Caso não consiga que então pelo menos a saúde de longe e diga “Bismillah Allahu Akbar, ou seja, Em nome de Deus, e Deus é Maior”. Também narra-se que esta pedra testemunhará no dia do juízo final pela fé na unicidade de seus visitantes, e por isso recomenda-se que o peregrino fique diante dela e diga: “Paguei a minha dívida e aqui faço um pacto para que testemunhe por mim. Eu testemunho minha fé e crença em Deus e renego todo tipo de divindade, a adoração de Satã, dos ídolos e de toda divindade, exceto a Deus”.

O Imam Assadeq (A.S.) dizia sobre a Pedra Negra: “É uma joia movida do paraíso com Adão e colocada neste canto para o pacto”.

Marco histórico

No ano 605 d.C. a Ka´ba havia sido afetada por várias tempestades. Então, os membros da tribo de Quraish decidiram reconstruí-la. Todas as diferentes tribos ligadas a Quraish participaram na reconstrução da Ka´ba, e quando chegou a hora mais esperada de colocar a Pedra Negra em seu devido ponto houve uma discordância entre os clãs e membros das diferentes tribos de Quraish, pois cada um disputava o grande privilégio histórico de segurar e colocar a pedra negra em seu local. A disputa foi muito grande e estava levando ao início de uma guerra entre as tribos de Quraish, até que todos fizeram o acordo de escolher um árbitro e este árbitro seria o primeiro que entrasse no local. Quando todos estavam quietos e ansiosos aguardando quem seria esta pessoa, entrou o Mensageiro de Deus, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que até então não tinha sido consignado com a mensagem do Islam, algo que só ocorreu cindo anos depois quando recebeu a revelação de Deus por meio do anjo Gabriel, mas já era conhecido por sua confiabilidade e veracidade, e todos o chamavam de Assadeq Al-Amin, ou seja, o verdadeiro e confiável. Por isso eles concordaram em aceitar sua arbitragem. Quando relataram a disputa e o problema ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ele tomou uma decisão muito sábia. Colocou um manto sobre o chão e colocou a pedra negra sobre o manto e pediu que um membro de cada tribo segurasse em uma das ponta do manto e levantasse o manto e o carregasse até chegar ao lado da Ka´ba, neste momento ele se inclinou, segurou a pedra negra e a colocou em seu devido ponto, e com isso ele deu fim a uma disputa que poderia levar a uma guerra sangrenta entre as tribos.

O ataque

A pedra negra sofreu também no ataque de 683 d.C. quando o governante da época, Yazid ibn Mu´awiyah, atacou a Ka’ ba com catapultas causando sua destruição e um incêndio. E a pedra negra sofreu neste ataque também. O motivo do ataque era a disputas política entre Yazid ibn Mu´awiyah e o então governante de Meka, Abdullah ibn Zubair.

O roubo da Pedra

Em 908 d.C. um grupo de ateus conhecidos na época como Al-Qamamita, liderados pelo rei do Bahrein, espalhava o terror e o medo por todo lugar que passavam. Eles roubavam e saqueavam toda a qualquer caravana que encontravam. Entre seus atos de terror está o ataque à cidade de Meka em 908 d.C. matando mais de trinta mil pessoas, roubando e saqueando as casas, e entre as coisas valiosas que roubaram estava a Pedra Negra. Eles levaram a Pedra para expô-la em sua região de domínio e no ano seguinte o rei tinha colocado a pedra em uma grande casa e ordenou que as pessoas se dirigissem a esta casa para realizarem o Hajj, mas ninguém acatou sua ordem insana. Vinte e dois anos depois houve uma negociação entre os Qamamitas e o governante de Meka, e eles aceitaram devolver a pedra negra que tinha sofrido alguns danos e quebrado em 14 fragmentos, mas ainda assim ela foi devolvida em 920 d.C., no entanto, mediante o pagamento de 50 mil dinares.

Suas virtudes e posição

Narra-se que a Pedra Negra testemunhará o pacto feito pelos humanos pela fé em Deus, o único, e por isso é recomendado que ao ingressar na Mesquita da Ka´ba a pessoa vá em direção a Pedra, a beije ou pelo menos a saúde de longe, e que ore perto dela, pois ela testemunhará sua fé no dia do juízo final.

Como também há diversas narrações em que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) beija a pedra negra e ora em sua proximidade, e isso nos indica que ela possui um grau elevado.

Narra-se que o Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Se entrar na Masjed Al-Haram (Mesquita da Ka´ba) então caminhe até chegar na Pedra Negra, e diga: “Louvado seja Deus pelo que me orientou, e jamais seríamos orientados se não fosse por Deus. Não há divindade além de Deus, o único e que não possui sócios. Ele é o dono da majestade, dá vida e tira a vida, e Ele é poderoso sobre todas as coisas”.”

Numa outra passagem o Imam Assadeq (A.S.) narra que o Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Por Deus, no dia do juízo final a Pedra Negra testemunhará por cada um que a visitou”.

 

 

«
»