A verdadeira amizade (Série Amizade parte 2)

A religião islâmica recomenda a socialização dos seus membros com outras sociedades e adeptos de outras religiões e ideologias. O Islam nega o isolamento, e diz que a pessoa deve se socializar, se misturar e viver em conjunto com as demais pessoas, com a condição de preservar sua doutrina e princípios, e respeitando os demais e suas próprias tradições. Sendo que a amizade é um dos laços que traduz uma relação social entre as pessoas.

O laço da amizade é tão importante no Islam que em vários ensinamentos os amigos foram chamados de irmãos. O Imam Ali (A.S.) disse: “Os irmãos são de dois tipos; irmãos de confiança e irmãos de formalidade”.

Depois de saber a importância de conviver saber quem escolher para conviver e quem escolher para se tornar o irmão e ser adotado como amigo é um dever. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Misture-se com os benfeitores e seja um deles, os virtuosos”. Uma dica do santo profeta para que possamos saber nos relacionar. Além disso, todos sabemos o tamanho da influência dos amigos, o que influencia até mesmo nossa imagem, crédito e moral. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Não julgue ninguém até observarem com quem a pessoa anda”. Ou seja, esse dito tem uma indicação direta de que se escolhermos más companhias certamente iremos ser vinculados a elas, e as pessoas nos julgarão com base nelas e em suas condutas ou ideologias.

Já que não é qualquer pessoa que podemos escolher para a companhia e amizade, vamos determinar quais são os principais critérios para a escolha de uma boa amizade:

1) Obediência a Deus e o auxílio na obediência a Ele: A obediência a Deus além de significar todo indivíduo recomendar a prática das obrigatoriedades religiosas como a oração, jejum e demais atos de devoção, também significa a recomendação a fazer todas as boas ações. Estreitar laços com a família, honestidade, dizer a verdade, ser justo, ser bom vizinho, ajudar os necessitados e etc… Esta pessoa que obedece a Deus e te auxilia a obedecer a Deus merece a sua amizade e sua atenção. O Imam Ali (A.S.) disse: “Os melhores irmãos são aqueles que se apressam nas boas ações, e além disso atraem você para fazer o mesmo, te recomendam o bem e te ajudam a fazer o bem”.

2) Assidq (verdade, veracidade): A palavra Sadiq é proveniente de Sidq, que é verdade. O Imam Ali (A.S.) disse: “Seja amigo dos verdadeiros e tente ter muitos deles por perto”. Os companheiros e amigos verdadeiros são um suporte nos momentos fáceis e nos momentos difíceis. Eles te protegem, te auxiliam e orientam para o caminho correto.

3) Conhecimento e sabedoria: Uma das características de quem merece a nossa companhia é o nível intelectual. As pessoas sábias que tem algum tipo de sabedoria e experiência. O sábia está na contramão do tolo e do ignorante, e o Imam Ali (A.S.) disse: “Se associe aos sábios, porque  o conhecimento deles enriquecerá e sua conduta e lhe aperfeiçoará”. Além disso, o conhecimento goza de uma posição muito importante no Islam, e todos sabemos que os primeiros versos revelados ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) são a respeito do conhecimento. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Leia em nome de teu senhor que criou, Criou o ser humano do coágulo, Leia que teu senhor é generoso. Que ensinou pela cálamo”.

4) Poupar o amigo: O amigo é um abrigo, um refúgio, alguém com quem se pode contar em sua presença ou ausência. O Imam Ali (A.S.) disse: “O verdadeiro amigo poupa seu amigo em três situações: primeiro na crise, depois na ausência, também na morte”. Não se pode considerar um amigo aquele que não está ao seu lado nos momentos de crise, que nem sempre é financeira podendo ser uma crise emocional, familiar ou de saúde. Aquele que te poupa, te ajuda e te apoia nas crises é um verdadeiro amigo. E às vezes este amigo precisa de um conselho, de uma orientação ou uma palavra que possa abrir o seu caminho. Daí você está lá para apoiá-lo. A segunda questão é que um amigo verdadeiro não faz Ghibah do seu irmão, do seu companheiro em sua ausência, e hoje em dia a Ghibah, a maledicência, não é nem simplesmente física podendo ser até virtual, na ausência de alguém num grupo de redes sociais falando aquilo que ele não deseja. A terceira questão é poupar o seu amigo em sua morte. Quando a pessoas se vai, quando ela não estiver mais entre nós, quando ela não pode mais se proteger de acusações, ela deve ser poupada e recordada com respeito. Um verdadeiro amigo não revela os segredos do seu amigo, mesmo depois da sua morte.

5) Aconselhar e aceitar o conselho: Um amigo é aquele que pede o conselho do seu irmão. Um verdadeiro amigo é aquele que aconselha o seu companheiro. Além disso, o verdadeiro amigo é aquele que segue a orientação e o conselho do seu irmão.

6) Divulgar suas virtudes e esconder seus defeitos: Mais uma das características dos amigos de verdade é que divulgam as boas características e as virtudes dos seus amigos e escondem os seus defeitos.

7) Aceitar as desculpas: A verdadeira amizade está baseada no perdão, na compreensão e nas desculpas. Se um irmão age errado contigo aceite suas desculpas, e se você errar com seu amigo peça desculpas a ele, pois ele tem a obrigação de aceitar suas desculpas se forem dois amigos verdadeiros.

8) Confiança mútua: A confiança no amigo é um dos pilares da amizade. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “O amigo foi assim chamado porque ele acredita em você”.

9) Favores: Qual o problema em um irmão fazer um favor para o outro? Muito pelo contrário, isso é requerido e é muito bem-vindo. Os favores entre irmãos aumentam os laços e fortalecem as relações. O Imam Assadeq (A.S.) diz: “Deus estará olhando (abençoado, agraciando) diretamente o indivíduo enquanto ele estiver realizando um favor para seu irmão”. Será que tem algo mais benéfico do que Deus olhar para seu servo? Fazer um favor ou até mesmo servir o seu irmão garante uma elevada recompensa. Não pode chegar ao nível de abusar do outro, pois isso não é aceito. Deus quer preservar a dignidade de cada um e não queremos que um muçulmano seja humilhado por seu irmão. Isso não é uma característica de um verdadeiro amigo.

10) Respeito e consideração: Às vezes a amizade entre duas pessoas se torna tão grande que elas se desfazem das formalidades. Por exemplo, o cumprimento se torna inadequado e desrespeitoso, usam palavras vulgares ou até mesmo insultos, e consideram isso como referência para indicar uma amizade profunda. Mas na verdade quanto mais profunda a amizade mais deve-se respeitar e considerar o próximo. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aquele que se levantar para o seu irmão como forma de respeito, Deus o afastará de seus pecados da mesma forma que a cobra troca de pele”.

11) Humildade: A humildade entre amigos é digna de louvor, e os amigos devem se respeitar e serem humildes um com o outro. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) era um exemplo de humildade. Mesmo sendo o selo dos profetas, a melhor de todas as criaturas, o amado de Deus e o grandioso Mensageiro, sentava, comia, bebida e conversava com seus companheiros como sendo um deles. Dizem até que quando alguém que não conhecia o Profeta procurava o Mensageiro de Deus em uma roda de pessoas mas não o reconhecia, pois ele não se sentava em locais de destaque e nem se vestia como um rei ou líder militar. Estes são sinais de humildade que devem ser praticados em nosso dia a dia.

Estes são alguns dos principais critérios que todos nós podemos usar para reconhecer quem é o verdadeiro amigo ou não.

O teste de amizade do Imam Ali (A.S.)

Outra forma de reconhecer se alguém pode servir para amizade ou não é testá-lo. Mas como testar? Este é o teste de amizade elaborado pelo Príncipe dos Fiéis (A.S.) para saber se alguém é merecedor da nossa amizade ou não. O Imam Ali (A.S.) diz: “O amigo não é verdadeiro amigo se não passar pelos seguintes testes: Primeiro deixá-lo bravo e ver se a raiva faz ele sair de sua razão. Segundo quando ele conquista uma posição ou uma riqueza. Terceiro é quando viaja com ele”

Quando a pessoa fica com raiva pode sair do controle, mas somente os verdadeiros amigos ficam atentos para não perderem a razão. Já a questão do cargo político ou riqueza também é um teste para filtrar se alguém é merecedor da amizade ou não. E a terceira questão é a viagem. Mas por que a viagem é uma referência também? Normalmente os amigos se encontram por curto tempo, e por este período ser curto não se consegue conviver com todos os mínimos detalhes da pessoa, exceto se viajar com ela, pois você fica durante o tempo todo integralmente com o seu companheiro e acaba vendo coisas e convivendo com aquilo que talvez você ainda não tenha vivido com ele durante sua amizade. Por estes três meios e elementos podemos filtrar quem merece ser o nosso amigo.

 

 

«
»