A paciência

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Uma das principais características do fiel é a “paciência”. A paciência é um atributo de extrema importância para o sucesso e a vida do fiel. Diversas passagens e versículos afirmam a importância desta característica, uma delas é a do Imam Assadiq (A.S.), que nos explica qual a posição e o valor da paciência em nossa vida. Imam Assadiq (A.S.) diz: “A paciência mediante a fé é como a cabeça para o corpo”. Deus, o Altíssimo, disse em diversos pontos do Alcorão Sagrado o quanto Ele aprecia esta característica e quanto Ele ama aqueles que praticam e possuem esta caraterística. Ele diz: “Deus aprecia os perseverantes”. (3:146)

A recompensa

A paciência exige o controle, exige perseverança, exige um alto grau de força, e por isso a sua recompensa também é muito grande. Isso porque a paciência é exigida desde nas questões do dia a dia a até mesmo as questões muito grandes. Um fazendeiro precisa de paciência para colher sua plantação, um estudante precisa ter paciência para finalizar seus estudos, uma mãe precisa ter paciência para ver seus filhos crescerem, e assim por diante, a paciência é uma tradição da vida, e quanto mais o homem possuir paciência terá uma vida melhor e mais tranquila.

Numa passagem o Imam Assadiq (A.S.) nos expôs a recompensa de uma pessoa que é paciente. Ele (A.S.) dizia: “Aquele entre nossos seguidores que é paciente terá a recompensa de 1000 mártires”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A paciência possui três categorias: a paciência diante das calamidades, na obediência e frente a desobediência. E quem for paciente diante das calamidades, Deus o recompensará erguendo-o em trezentas posições, sendo que entre uma posição e outra há a distância entre a Terra e os Céus. Já aquele que é paciente ao praticar a obediência a Deus, Ele o recompensará em seiscentas posições, sendo que entre uma posição e outra há a distância entre o centro da Terra o trono divino. Aquele que for paciente e não desobedecer a Deus será recompensado por Ele em novecentas posições, sendo que entre cada uma há a distância entre o centro da Terra até o fim do trono divino”.

Os frutos da paciência

A paciência possui diversos frutos e consequências benéficas ao ser humano. Alguns podem ser sentidos nesta vida e outros na outra vida. Abaixo algumas das principais consequências da paciência nesta vida:

a) Deus está com você

Não há dúvida que Deus estará do lado do paciente. Deus ama aquele que é perseverante e paciente perante os problemas e as tragédias que lhe atingem. O que todos almejamos é contar com a companhia de Deus e o Seu apoio e ajuda, e isso só será possível se formos pacientes.

b) A clemência divina

Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado: “Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas tu (ó Mensageiro), anuncia (a bem-aventurança) aos perseverantes (155) Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos (156) Estes serão cobertos pelas bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados (157)” (2).

Certamente que aqueles que são clementes e pacientes, além de contarem com o apoio e auxilio de Deus, serão abençoados e perdoados por Deus. E este versículo é a prova disso.

c) O paraíso

A recompensa do paciente mediante os problemas e as calamidades certamente será o paraíso e nada mais. No início da revelação do Islam, quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) passou perante a casa de Ammar e viu os incrédulos torturando o seu pai e sua mãe, disse: “Tenham paciência, ó família de Yaser. A vossa recompensa será o paraíso”. E não há nada melhor e nem mais desejado do que o paraíso para todos nós.

d) A vitória

A paciência levará a vitória absoluta. Certamente que ter mais paciência te fará vitorioso. Isso pois o próprio Profeta Mohammad (S.A.A.S.) prometeu e afirmou isso dizendo: “A vitória é aliada da paciência, o alivio é aliado do problema e com a dificuldade vem a facilidade”.

e) Alcançar o objetivo

A paciência deve ser a aliada de todo aquele que luta para conquistar seus objetivos. Sem a paciência o mesmo não será perseverante e perderá a vontade de correr atrás de seus sonhos. O Imam Ali (A.S.) diz assim: “Com a paciência que se alcança os sonhos”.

f) O alivio

Como diz uma nobre tradição: “A paciência é a chave do alivio”. Muitos dos problemas e questões só se resolvem com uma simples questão que é a paciência. Jamais se pode perder a paciência pois isso levará o homem a um caminho oposto ao que ele deseja e seu resultado será tudo aquilo que ele menos espera, sendo que a desgraça e declínio é uma delas.

Portanto, é com a paciência que se conquista o paraíso, pois todos nós devemos ser pacientes mediante as tentações e ganâncias que esta vida nos inspira.

Paciência em Karbala

Uma das verdadeiras lições de perseverança e paciência foi dada pelo Imam Al-Hussein (A.S.) durante toda a jornada que o levou a Karbala. Depois que ele foi chamado para liderar uma revolta contra os Omíadas e viu a traição do povo de Kufa, que levou a execução de seu primo Muslim ibn Aquil, e depois que ele viu como seus filhos, familiares, soldados e companheiros foram massacrados pelo exército inimigo sendo esquartejados sem piedade, depois que ele viu as tragédias caírem sobre ele uma após a outra, ele não se abalou com nada disso e permaneceu firme e paciente mediante a toda esta situação, dizendo: “Isso tudo é aceitável, pois é visto pelos olhos de Deus”. E além da paciência do Imam Al-Hussein (A.S.) a nossa senhora Zainab Al-Kubra, a irmã do Imam (A.S.), a qual carregou as dores daquela tragédia por uma longa jornada saindo de Karbala até Kufa, e depois a Sham. Ela foi paciente e foi pregando a mensagem do Islam pela qual o Imam Hussein (A.S.) foi martirizado por todos os lugares que passava. Além disso, ela não deixou de desmascarar a fraude que eram os Omíadas, que manipularam tradições, matavam e mentiam para o povo alegando serem os guardiões do Alcorão e da Sunnah, mas na verdade eram os aliados e amigos de Satã.

Um dos principais frutos da paciência é a fé, pois através da fé o indivíduo tem certeza que está tudo entregue nas mãos de Deus e tudo que ocorrerá com ele é da vontade de Deus, e não há como evitar. “A paciência mediante a fé é como a cabeça para o corpo”, como dizia o Imam Assadiq (A.S). Ou seja, um corpo sem cabeça não vive, o mesmo ocorreria com a fé que sem paciência não tem valor.

A paciência do Imam Al-Hussein (A.S.) mediante a injustiça que sobre ele foi aplicada e cujo resultou em seu martírio e de seus familiares, filhos e companheiros, está paciência germinou, e mesmo centenas de anos depois hoje vemos o que ocorreu e sabemos a verdade no mundo inteiro. A mensagem do Imam Al-Hussein (A.S.) contra a injustiça e tirania dá uma lição de vida e moral para as gerações do mundo inteiro.

A melhor saída é a paciência

Sempre a melhor saída e solução é a paciência. Isso porque se a pessoa for paciente, além de Deus lhe mostrar uma saída, ela será recompensada por Deus. Já se ela perder a paciência mediante a situação ou a tragédia que caiu sobre ela, além de não ser recompensada terá que conviver com a tragédia e a impaciência na vida, e isso a levará a um desgaste emocional e espiritual, e até mesmo físico e material.

Louvado seja Deus, o senhor do universo.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 12/09/2020

 

«
»