A importância do Laylat Qadr, A Noite do Decreto

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Toda vez que chega Ramadan, e mais especificamente, quando celebramos as noites sagradas de Al-Qadr, ou seja, as Noites do Decreto, estas sagradas noites são vinculadas ao nome de um grandioso e santo homem, que fez e teve uma grande participação na história do Islam. Ele foi o Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.), o primeiro muçulmano, o primeiro sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seu primo, irmão e genro, seu ministro e seu homem de confiança.

Mas, antes de falar um pouco sobre este Imam (A.S.), vamos falar um pouco sobre a importância e posição das noites do Decreto, e saber porque esta noite é tão importante e sagrada no Islam.

Lailat Al-Qadr

Imaginemos que, uma grande promoção ou ofertas imperdíveis ocorrem uma vez por ano. Ou um grande leilão que atraia grandes lucros nesta vida. Neste dia, você desmarca tudo e se programa para estar presente. Quem chegar primeiro, quem estiver na frente, quem sentar na primeira fila, quem fazer a melhor oferta, leva o melhor e maior lucro. Para isso, a pessoa deve estar preparada semanas ou até meses antes, isso se não por um ano de preparação. Ela deve chegar na hora e nunca pensar em se atrasar, focar e não desperdiçar tempo naquele dia e reunião. Tudo isso para levar o melhor prêmio e a melhor oferta do dia. Já viram aquelas cenas em que os corretores estão agitados no meio da bolsa de valores? Pois é. Sabe porque eles estão daquele jeito? Eles querem fazer a melhor oferta, a melhor compra, ganhar algo e vender algo. Eles buscam a riqueza desta vida, querem conquistá-la. Ali o tempo é crucial. Ali o tempo é dinheiro. Não há espaço para perder tempo lá, pois o tempo perdido é dinheiro perdido e oportunidades perdidas.

Agora imagem o seguinte: Uma única noite, na qual a pessoa pode ganhar tudo isso e muito mais de uma única só vez. Dinheiro, saúde, bênçãos, prosperidade, sucesso, formação, educação, riqueza, um bom emprego, uma boa casa, família, filhos, carros, empresas, a satisfação de Deus e tudo isso e muito mais. Além disso, imagine que tudo isso não será concedido apenas a uma única pessoa e sim a todas as pessoas que busquem. A condição de alcançar tudo isso é: ficar em vigília, orando e suplicando a Deus, o criador do universo. O mais importante é que isso seja feito de coração puro e com muita sinceridade.

A prosperidade, o sucesso, o bem e tudo o mais que citamos acima, podem ser conquistados em uma única noite, em uma única oportunidade, em um único lance que se chama Lailat Al-Qadr. Ela foi denominada desta forma, pois nesta noite são decretados os destinos, os rumos e o futuro de todas as pessoas. Nesta noite seremos marcados por Deus, por felicidade ou infelicidade, por progresso ou retrocesso, por saúde ou por doença, por vida ou por morte. Nesta noite, seremos observados por Deus, pelos anjos e todas as nossas adorações serão multiplicadas em mil. Esta é a recompensa de quem orar ou suplicar nesta noite abençoada. Tudo está resumido nesta noite que representa a nossa oportunidade única de ter um ano melhor.

O que torna a Lailat Al-Qadr tão importante?

1) Revelação do Alcorão Sagrado

Nela, foi revelado o Alcorão Sagrado como um todo, de uma única vez, e todos sabemos o quanto o Alcorão Sagrado é importante para todos nós em nossas vidas. Este livro é a constituição de nossas vidas e representa a nossa doutrina. Ele é último livro celestial e são palavras de Deus. Este livro representa o milagre eterno do Mensageiro de Deus, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e é sua revelação nesta noite que tornou esta noite tão sagrada e iluminada. Deus presenteou toda a humanidade com esta grande dádiva e nos agraciou com a oportunidade desta noite, e tudo será prescrito e definido por Deus nesta noite sagrada. É como a celebração de uma data importante por uma nação, como por exemplo: O dia da Independência, ou da proclamação da república ou qualquer outra data que representa a força e a alma de um povo ou nação. Nós, como muçulmanos, o Alcorão Sagrado é a nossa identificação, nossa vida, nossa constituição, e por isso o dia de sua revelação é um marco na história do Islam. Esta é a Lailat Al-Qadr.

2) Lailat Al-Qadr é melhor do que mil noites

Por ela ser a mais importante, a mais sagrada e a mais iluminada, as ações praticadas nesta noite são extremamente recompensadas, não em dobro ou em triplo, são recompensados em mil vezes. Esta também é mais uma das graças de Deus. É como uma promoção de supermercado quando você vê marcado: “Compre dois e leve três”. Nesta noite é a mesma coisa. Você faz uma única ação e ela não é contada como 1, 2, 10 ou 50. Ela simplesmente é multiplicada em 1000, de uma única vez, por Deus. É como se a pessoa tivesse feito aquilo mil vezes. Esta é a principal característica desta noite e por isso devemos aproveitá-la ao máximo que pudermos, pois oportunidades e promoções como estes não são todos os dias.

3) Conteúdo e não quantidade

Algumas pessoas fazem uma cartilha, uma lista das recomendações nesta noite e sua meta é fazer e cumprir tudo. Isso é bom, mas não importa a quantidade e sim a qualidade. Se uma única oração feita nesta noite for de todo coração e sinceridade a Deus vale por vigília da noite inteira. É certo que quanto mais orarmos é melhor, mas não é a quantidade que nos importa e sim a qualidade e conteúdo das nossas orações. Deus quer que o fiel direcione sua atenção a Ele e a ninguém mais. Nada deve tirar o nosso foco nesta noite. O tamanho da minha recompensa será o tamanho da minha sinceridade a Deus. O mais importante é perguntar o quanto todas as ações me acresceram em sabedoria e temor a Deus.

4) Os anjos trabalhando

Esta noite tem um clima diferente das demais. Os anjos estão em constante movimentação nesta noite. Eles estão ocupados descendo e subindo dos céus. Eles viajam para a Terra para carregar nossas orações e súplicas e as levam aos céus para apresentá-las ao Senhor. Imaginem enquanto cada um de vocês está rezando em sua casa ou dentro do seu quarto, todo aquele espaço está rodeado por anjos. Estes anjos estão ali preparados para levar suas ações ao Senhor e você não deve desapontá-Lo. Eles devem voltar carregados e não vazios. Qualquer ação, qualquer boa ação é recomendada e precisa ser feita. Eles ficariam contentes e acima de tudo Deus ficaria feliz por isso. Cada anjo carrega uma parte e sobe ao céu para apresentar as nossas ações e práticas ao Senhor. Isso é uma realidade e não são lendas ou fábulas. O único problema é que nós não vemos e não sentimos, mas sabemos, e saber é o que mais importa para se convencer. Sabemos e temos esta certeza porque foi Deus mesmo que afirmou isso, e Seu Mensageiro, Mohammad (S.A.A.S.) reafirmou.

5) A vida inteira

Esta noite define os rumos da nossa vida inteira. Ela traça nosso destino e nosso futuro, isso porque ela é melhor do que mil noites. Se eu fizer algo aqui e for aprovado e acatado por Deus, certamente Ele me agraciará e olhará por mim e será piedoso comigo, sendo isso de grandíssimo valor para mim e para minha vida. “Lailatol Qadr é melhor do que mil meses”. Vocês já calcularam quantos anos dá isso? Mil meses dariam aproximadamente 84 anos. Quem de nós hoje em dia vive tudo isso? Quem alcançar esta idade é privilegiado, mas a grande maioria vive por 70 e poucos anos e morre. Esta noite vale a nossa vida inteira. Vamos planejar melhor como passar nesta noite, pois ela é o nosso principal investimento para nossa vida inteira. Na verdade, o que define nosso sucesso, saúde, riqueza, estudos, felicidade terrena e eterna, nosso bem-estar, de nossas famílias e amigos, depende desta noite e, portanto, devemos planejar muito bem para aproveitar o máximo dela.

6) A busca pelo conhecimento

Entre as ações recomendadas nesta noite está a busca pelo conhecimento, o qual é a base e o fundamento da nossa vida. O combustível da nossa vida é o conhecimento e sem ele não temos rumos e nem vida. A vida na ignorância é uma vida na escuridão. É como cegueira. O conhecimento é o que nos ilumina e nos guia nesta vida e especialmente as ciências benéficas, e mais ainda aquelas que definem como alcançar a felicidade eterna que são: as ciências e conhecimentos da religião.

Não sei se já perceberam isso, mas em certas ocasiões e momentos especiais o ser humano ao buscar um conhecimento recebe certas ideias e inspirações muito iluminadas que nem sempre as receberia. É o momento, é a atmosfera, é a presença da mente, é o foco, tudo isso o leva a alcançar esta inspiração. Talvez em outras ocasiões e momentos ele seja privado destas inspirações e luzes, e somente aprende, e o seu raciocínio não o faz explorar o que há além disso. Por isso, a busca pelo conhecimento nesta noite pode ser de grande valor e uma fonte de grandes inspirações para o homem. Isso se buscá-la com sinceridade e total intenção de beneficiar o próximo. Certamente, o conhecimento buscado nesta noite será multiplicado e muito bem explorado pelo homem, que jamais deve utilizá-lo para a desobediência a Deus.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 16/05/2020

 

«
»