A importância da constituição da família e do matrimônio no Islam

Uma das lições que aprendemos da história de Karbala é o elemento da família e da boa educação. Membros de diversas famílias demonstraram conduta exemplar ao defender a causa do seu líder, o Imam Al-Hussein (A.S.), o qual clamou por ajuda e eles atenderam ao seu chamado. Esta guerra entre o bem e o mal, entre a verdade e a falsidade, entre a justiça e a injustiça, só poderá ser compreendida por pessoas profundamente visionárias e sábias, que conheciam os fundamentos da verdade e da justiça, e aqui podemos destacar uma questão muito importante que é a questão da família e da educação. Jovens como Ali Al-Akbar, Al-Qasem ou outros jovens e crianças, até mesmo adultos, todos são frutos de ótimos lares, famílias e ambientes adequados, e acima de tudo, de boa educação, que os preparou para conhecer e identificar os verdadeiros elementos da verdade e da justiça e destacá-los perante os demais.

Como sabemos, a família consiste em dois elementos importantes que é o homem e a mulher, sendo que a mulher é considerada por todos os estudos, até mesmo os religiosos, o elemento mais influente e importante da boa educação, que depende da boa mãe, a qual deve ser escolhida a dedo e sob parâmetros bem precisos, a fim de ser a parceira e a companheira numa nova jornada da vida. Em Karbala vimos mulheres que incentivavam seus maridos, filhos e irmãos a seguirem na batalha bravamente, os encorajavam para lutar e ajudar o Imam Al-Hussein (A.S.) e alcançar a vitória, vencendo a batalha ou sendo martirizados. É esta a conduta de uma mulher exemplar, a qual sabe a diferença entre a verdade e a mentira e encoraja seu companheiro ou seus filhos em seu caminho, e não se importa quais serão suas consequências, pois o que mais importa é estar com a verdade. E é esta a educação e ensinamento que esta mulher irá repassar para seus filhos ensinando os importantes valores e princípios da vida, ensinando a jamais abandoná-los, custe o que custar.

O Islam nos afirmou a importância da família e mostrou que seu estabelecimento é um dos objetivos mais sagrados. O projeto do casamento é considerado sagrado e um dos mais importantes de acordo com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) que dizia: “Jamais algo que foi erguido no Islam foi mais amado para Deus que o casamento”. O casamento é uma das questões que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e os imames afirmavam muito, e recomendavam que seus seguidores praticassem.

O casamento é uma sociedade

Na verdade, o matrimônio é como uma sociedade. Você precisa encontrar um sócio para a empresa que quer abrir. Dependendo do valor que irá ser investido o sócio que você irá escolher deverá ser um sócio muito digno e honesto, e quanto maior o valor do investimento mais você deve se dedicar a esta busca para escolher a pessoa certa. Imagine então escolher um sócio para sua vida, alguém que irá dividir os momentos mais íntimos e mais delicados de sua vida. Alguém que irá compartilhar suas felicidade e tristezas, riqueza e pobreza, enfim, todos os momentos de sua vida. A escolha deste alguém é muito importante para o sucesso deste projeto, e da mesma forma que a escolha do sócio errado pode influenciar no sucesso e futuro da sua empresa, o mesmo pode ocorrer com o projeto da família caso seja escolhido um sócio inadequado para você, sabendo que esta escolha poderá afetar em primeiro lugar, as nossas vidas e as vidas das nossas famílias. E o mais importante, a vida dos nossos filhos e descendentes.

Os objetivos do casamento

A importância do casamento é visível quando falamos sobre os objetivos dele. Os principais objetivos do casamento são:

Paz e tranquilidade

Deus dizia: “Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos” (30:21). A união entre o casal é uma bondade para o espirito, é uma tranquilidade interna, é uma paz para ambos. Este é um dos objetivos do casamento.

Preservar a religião

O segundo objetivo do matrimônio é a preservação da religião e da doutrina. Se não houver união o homem ficará vulnerável ao pecado e será mais atacado por Satã, o qual vai sempre tentar caçá-lo com suas tentações. É por isso que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Quem se casar é como se tivesse concluído a metade das obrigações de sua religião”. Só o fato da pessoa casar, seja esta pessoa homem ou mulher, é como se tivesse concluído e completado a metade de suas obrigações religiosas, e, portanto, teria que cumprir e se preocupar em cumprir apenas a outra metade.

Continuação da família e descendência

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se casem e tenham filhos, pois eu me orgulho de vocês perante as demais nações”. Continuar uma família é a principal etapa da vida do homem que dará continuidade a sua descendência. Esta etapa é de extrema importância e jamais deve ser esquecida ou ignorada.

Centenas de ditos e tradições registradas na história afirmam o quanto esta tradição foi amada e afirmada pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e por seus Imames (A.S.). Além deles incentivarem o casamento e a união também praticavam as seguintes condutas:

Ajudavam os necessitados a se casarem

Aqueles que não tinham condições sociais e nem financeiras de casarem eram ajudados. Eles ajudavam financeiramente para que pudessem constituir uma família.

Ajudavam na apresentação dos noivos

Aqueles que possuem uma classe social mais baixa, menos visível na sociedade, eram apresentados a outras famílias, muitas vezes nobres e de classe superior à deles.

Dando exemplo ao quebrar tabus, casando-se com pessoas de classes mais humildes da sociedade

Os Imames (A.S.) e inclusive o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) davam exemplo casando com esposas das classes mais ignoradas da sociedade. Eles casavam com mulheres recém libertadas, viúvas ou divorciadas, isso para darem exemplo.

Estes são alguns dos atos que os Imames e o grandioso Profeta Mohammad (S.A.A.S.) praticavam para incentivar este laço tão importante e sagrado na sociedade.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Aula ministrada por Nasser Khazraji.
Data: Sábado, 28/09/2019

 

 

«
»