62ª SURATA

“AL JÚMU’A”

(A SEXTA-FEIRA)

Esta Surata de 11 versículos leva o seu nome a partir do versículo 9, e é aquela em que a Oração Congregacional de Jumu’a se torna obrigatória. Foi Revelada na parte inicial do período de Madina da missão do Mensageiro de Allah. O tema especial aqui é a necessidade de contato mútuo na comunidade para a adoração e compreensão: uma vez que o espírito da Mensagem é para todos, ignorantes e letrados, para que se purifiquem e aprendam sabedoria.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica Allah, o Soberano, o Augusto, o Poderoso, o Prudentíssimo.

2. Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da estirpe deles, para ditar-lhes os Seus versículos, purificá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro,

3. E a outros deles ainda não se lhe juntaram; e Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.

4. Tal é a graça de Allah, que a concede a quem Lhe apraz, porque é Agraciante por excelência.

5. O exemplo daqueles que estão encarregados da Torá, e não a observam, é semelhante ao do asno que carrega grande quantidade de livros. Que péssimo é o exemplo daqueles que desmentem os versículos de Allah! Allah não encaminha o povo dos injustos.

6. Dize-lhes: Ó judeus, se pretendeis serem os favorecidos de Allah, em detrimento dos demais humanos, desejai, então, a morte, se estais certos!

7. Porém, jamais a desejarão, por causa do que cometeram as suas mãos; e Allah bem conhece os injustos!

8. Dize-lhes: Sabei que a morte, da qual fugis, sem dúvida vos surpreenderá; logo retornareis ao Conhecedor do desconhecido e do conhecido, e Ele vos inteirará de tudo quanto tiverdes feito!

9. Ó crentes, quando fordes convocados para a Oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Allah e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber.

10. Porém, uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e procurai as graças de Allah, e mencionai muito Allah, para que prospereis.

11. Porém, se ao se depararem com o comércio ou com a diversão, se dispersarem, correndo para eles e te deixarem a sós, dize-lhes: O que está relacionado com Allah é preferível à diversão e ao comércio, porque Allah é o melhor dos provedores.

- voltar -