39ª SURATA

“AZ ZÚMAR”

(OS GRUPOS)

Esta Surata de 75 versículos foi revelada no período de meados de Makka, com exceção dos versículos de 52 a 54, que foram revelados em Madina, quando as perseguições aos crentes tinham aumentado. Ela expõe os sinais da Unicidade de Allah no mundo natural e enfatiza o absurdo da associação de parceiros a Ele. Ela declara que não pode haver reconciliação entre acreditar na Unicidade de Allah e associar parceiros a Ele. Também nos lembra da Outra Vida, onde as pessoas vão ver o resultado de suas ações neste mundo. Trata, também dos mistérios do mundo espiritual que nos levam para o Final das Coisas, na Outra Vida.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. A revelação do Livro é de Allah, o Poderoso, o Prudentíssimo.

2. Em verdade, temos-te revelado o Livro. Adora, pois, a Allah, com sincera devoção.

3. Não deve, porventura, ser dirigida a Allah a devoção sincera? Quanto àqueles que adotam protetores, além d’Ele, dizendo: Nós só os adoramos para nos aproximarem de Allah. Ele os julgará, a respeito de tal divergência. Allah não encaminha o farsante, ingrato.

4. Se Allah quisesse tomar um filho, tê-lo-ia eleito como Lhe aprouvesse, dentre tudo quanto criou. Glorificado seja! Ele é Allah, o Único, o Irresistibilíssimo.

5. Criou com prudência os céus e a terra. Enrola a noite com o dia e enrola o dia com a noite. Tem submetido o sol e a lua: cada qual prosseguirá o seu curso até a um término prefixado. Porventura, não é o Poderoso, o Indulgentíssimo?

6. Criou-vos de uma só pessoa; então, criou, da mesma, a sua esposa, e vos enviamos oito espécies de gado em pares. Configura-vos paulatinamente no ventre das vossas mães, entre três trevas. Tal é Allah, vosso Senhor; d’Ele é a soberania. Não há mais divindade, além d’Ele. Como vos desviais?

7. Se desagradecerdes, (sabei que) certamente Allah pode prescindir de vós, e não Lhe agrada a ingratidão dos Seus servos; em troca, se agradecerdes, isso Lhe aprazerá. E nenhum pecador arcará com culpa alheia. Logo, vosso retorno será ao vosso Senhor, que vos inteirará do que tiverdes feito, porque é Sabedor dos recônditos dos corações.

8. E quando a adversidade açoita o homem, este suplica contrito ao seu Senhor; então, quando o agracia com a Sua mercê, ele esquece o que antes suplicava e atribui rivais a Allah, para desviar outros da Sua senda. Dize-lhe: Desfruta, transitoriamente, da tua blasfêmia, porque te contarás entre os condenados ao inferno!

9. Tal homem poderá, acaso, ser equiparado àquele que se consagra (ao seu Senhor) durante as horas da noite, quer esteja prostrado, quer esteja em pé, que se precavê em relação à Outra Vida e espera a misericórdia do seu Senhor? Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os ignorantes? Só os sensatos é que são lembrados disso.

10. Dize-lhes: Ó Meus servos crentes, temei a vosso Senhor! Para aqueles que praticam o bem neste mundo haverá uma recompensa. A terra de Allah é vasta! Aos perseverantes, ser-lhes-ão pagas, irrestritamente as suas recompensas!

11. Dize-lhes: Certamente, foi-me ordenado adorar a Allah com sincera devoção.

12. E também me foi ordenado ser o primeiro dos muçulmanos.

13. Dize-lhes mais: Certamente, temo o castigo do dia terrível, se desobedecer ao meu Senhor.

14. Dize (ainda): Adoro a Allah com a minha sincera devoção.

15. Adorai, contudo, o que quiserdes, em vez d’Ele! Dize: Certamente, os desventurados serão aqueles que perderem a si mesmos, juntamente com as suas famílias, no Dia da Ressurreição. Não é esta, acaso, a evidente desventura?

16. Terão, por cima (deles), camadas de fogo e, por baixo, mais camadas (de fogo). Com isto Allah previne os Seus servos: Ó servos Meus, temei-Me!

17. Mas aqueles que evitarem adorar ao sedutor e se voltarem contritos a Allah, obterão as boas notícias; anuncia, pois, as boas notícias aos Meus servos,

18. Que escutam as palavras e seguem o melhor (significado) delas! São aqueles a quem Allah encaminha, e são os sensatos.

19. Porventura, aquele que tiver merecido o decreto do castigo (será igual ao bem-aventurado)? Poderás, acaso, salvar quem está no fogo (infernal)?

20. Porém, os que temerem a seu Senhor terão palácios e, além destes, haverá outros prédios, abaixo dos quais correm os rios. Tal é a promessa de Allah, e Allah jamais falta à (Sua) promessa!

21. Não reparas, acaso, em que Allah faz descer a água do céu e a transforma em fontes, na terra? Logo produz, com ela, plantas multicores; logo amadurecem e, às vezes, amarelam; depois converte (as plantas) em feno. Por certo que nisto há uma Mensagem para os sensatos.

22. Porventura, aquele a quem Allah abriu o coração ao Islam, e está na Luz de seu Senhor… (não é melhor do que aquele a quem sigilou o coração)? Ai daqueles cujos corações estão endurecidos para a recordação de Allah! Estes estão em evidente erro!

23. Allah revelou a mais bela Mensagem: um Livro homogêneo (com estilo e eloquência), e condizente. Por ele, arrepiam-se as peles daqueles que temem seu Senhor: logo, suas peles e seus corações se apaziguam, ante a recordação de Allah. Tal é a orientação de Allah, com a qual encaminha quem Lhe apraz. Por outra, quem Allah desviar não terá orientador algum.

24. Porventura, quem tiver temido o castigo afrontoso do Dia da Ressurreição (será igual ao que não o tiver feito)? E aos injustos será dito: Sofrei as consequências do que lucrastes!

25. Seus antepassados desmentiram os mensageiros e o castigo lhes sobreveio, de onde menos esperavam.

26. Allah os fez provar a desonra na vida terrena; porém, o castigo da Outra Vida será maior. Se o soubessem!

27. E expomos aos homens, neste Alcorão, toda a espécie de exemplos, para que meditem.

28. É um Alcorão árabe, irrepreensível; quiçá assim temam a Allah.

29. Allah expõe, como exemplo, dois homens: um está a serviço de sócios antagônicos e o outro a serviço de uma só pessoa. Poderão ser equiparados? Louvado seja Allah! Porém, a maioria dos homens ignora.

30. É bem verdade que tu morrerás e eles morrerão.

31. E, no Dia da Ressurreição, ante vosso Senhor disputareis.

32. Haverá alguém mais injusto do que quem mente acerca de Allah e desmente a Verdade, quando ela lhe chega? Acaso, não há lugar, no inferno, para os blasfemos?

33. Outrossim, aqueles que apresentarem a verdade e a confirmarem, esses serão os tementes.

34. Que obterão o que anelam, na presença do seu Senhor. Tal será a recompensa dos benfeitores,

35. Para que Allah lhes absolva o pior de tudo quanto tenham cometido e lhes pague a sua recompensa, de acordo com o melhor que tiverem feito.

36. Acaso, não é Allah suficiente Custódio para o Seu servo? Porém, eles tratarão de amedrontar-te com as outras divindades, além d’Ele! Mas quem Allah extraviar não terá orientador algum.

37. Em troca, a quem Allah encaminhar, ninguém poderá extraviar. Acaso, não é Allah, Justiceiro, Poderosíssimo?

38. E se lhes perguntares quem criou os céus e a terra, seguramente te responderão: Allah! Dize-lhes: Tereis reparado nos que invocais, em vez de Allah? Se Allah quisesse prejudicar-me, poderiam, acaso, impedi-Lo? Ou então, se Ele quisesse favorecer-me com alguma graça, poderiam eles privar-me dela? Dize-lhes (mais): Allah me basta! N’Ele confiam aqueles que estão confiantes.

39. Dize-lhes (ainda): Ó povo meu, agi a vosso gosto! Eu também farei (o mesmo)! Logo sabereis,

40. A quem açoitará um castigo que o desonrará, fazendo com que tenha um tormento permanente.

41. Em verdade, temos-te revelado o Livro, para (instruíres) os humanos. Assim, pois, quem se encaminhar, será em benefício próprio; por outra, quem se desviar, será em seu próprio prejuízo. E tu não és guardião deles.

42. Allah recolhe as almas, no momento da morte e, dos que não morreram, ainda, (recolhe) durante o sono. Ele retém aqueles cujas mortes tem decretado, e deixa em liberdade outros, até um término prefixado. Em verdade, nisto há sinais para os sensatos.

43. Adotarão, acaso, intercessores, em vez de Allah? Dize-lhes: Quê! Ainda que eles não tenham poder algum, nem razão alguma?

44. Dize-lhes (mais): Só a Allah incumbe toda a intercessão. Seu é o reino dos céus e da terra; logo, a Ele retornareis.

45. E quando é mencionado Allah, o Único, repugnam-se os corações daqueles que não creem na Outra Vida; não obstante, quando são mencionadas outras divindades, em vez d’Ele, ei-los cheios de júblio!

46. Dize: Ó Allah, Originador dos céus e da terra, Conhecedor do desconhecido e do conhecido, Tu dirimirás, entre os Teus servos, as suas divergências!

47. Se os injustos possuíssem tudo quanto existe na terra e outro tanto mais, dá-lo-iam, para se eximirem do horrível tormento no Dia da Ressurreição. (Nesse dia) aparecer-lhes-á, da parte de Allah, o que jamais esperavam.

48. E lhes aparecerão as maldades que tiverem cometido, e serão envolvidos por aquilo de que escarneciam.

49. Quando a adversidade açoita o homem, eis que Nos implora; então, quando o agraciamos com as Nossas mercês, diz: Certamente que as logrei por meus próprios méritos! Qual! É uma prova! Porém, a maioria dos humanos o ignora.

50. Assim falavam também os seus antepassados; porém, de nada lhes valeu tudo quanto haviam lucrado.

51. E as maldades que haviam cometido recaíram sobre eles. Assim recairão sobre os injustos desta (geração) as maldades que tiverem cometido, e não poderão desafiar (Allah).

52. Porventura, ignoram que Ele prodigaliza ou restringe a Sua graça a quem Lhe apraz? Por certo que nisto há sinais para os crentes.

53. Dize: Ó servos Meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.

54. E voltai, contritos, ao vosso Senhor, e submetei-vos a Ele, antes que vos açoite o castigo, porque, então, não sereis socorridos.

55. E observai o melhor do que, de vosso Senhor, vos foi revelado, antes que vos açoite o castigo, subitamente, sem o perceberdes.

56. Antes que qualquer alma diga: Ai de mim por ter-me descuidado (das minhas obrigações) para com Allah, posto que fui um dos escarnecedores!

57. Ou diga: Se Allah me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os tementes!

58. Ou diga, quando vir o castigo: Se pudesse ter outra chance, seria, então, um dos benfeitores!

59. (Allah lhe replicará): Qual! Já te haviam chegado os Meus versículos. Porém, tu os desmentiste e te ensoberbeceste, e foste um dos incrédulos!

60. E, no Dia da Ressurreição, verás aqueles que mentiram acerca de Allah, com os seus rostos ensombreados. Não há, acaso, no inferno, lugar para os arrogantes?

61. E Allah salvará os tementes, por seu comportamento, não os açoitará o mal, nem se angustiarão.

62. Allah é o Criador de tudo e é de tudo o Guardião.

63. Suas são as chaves dos céus e da terra; quanto àqueles que negam os versículos de Allah, serão os desventurados.

64. Dize: Tereis, porventura, coragem de me ordenar adorar outro, que não seja Allah, ó ignorantes?

65. Já te foi revelado, assim como aos teus antepassados: Se idolatrares, certamente tornar-se-á sem efeito a tua obra, e te contarás entre os desventurados.

66. Por outra, adora a Allah e sê um dos agradecidos.

67. E eles não aquilatam Allah como deveriam! No Dia da Ressurreição, a terra, integralmente, caberá na concavidade de Sua Mão, e os céus estarão envolvidos pela Sua mão direita. Glorificado e exaltado seja de tudo quanto Lhe associam!

68. E a trombeta soará; e aqueles que estão nos céus e na terra expirarão, com exceção daqueles que Allah queira (conservar). Logo, soará pela segunda vez e, ei-los ressuscitados, pasmados!

69. E a terra resplandecerá com a luz do seu Senhor. E o livro (registro das obras) será exposto, e se fará comparecerem os profetas e as testemunhas, e todos serão julgados com equidade, e não serão defraudados.

70. E cada alma será recompensada segundo o que tiver feito, porque Ele sabe melhor do que ninguém o que ela fez.

71. E os incrédulos serão conduzidos, em grupos, até ao inferno, cujas portas, quando chegarem a ele, se abrirão, e os seus guardiões lhes dirão: Acaso, não vos foram apresentados mensageiros de vossa estirpe, que vos ditaram os versículos do vosso Senhor e vos admoestaram acerca do comparecimento deste dia? Dirão: Sim! Então, o decreto do castigo recairá sobre os incrédulos.

72. Ser-lhes-á ordenado: Adentrai as portas do inferno, onde permanecereis eternamente. Que péssima é a morada dos arrogantes!

73. Em troca, os tementes serão conduzidos, em grupos, até ao Paraíso e, lá chegando, abrir-se-ão as suas portas e os seus guardiões lhes dirão: Que a paz esteja convosco! Quão excelente é o que fizestes! Adentrai, pois! Aqui permanecereis eternamente.

74. Dirão: Louvado seja Allah, Que cumpriu a Sua promessa, e nos fez herdar a terra. Alojar-nos-emos no Paraíso onde quisermos. Quão excelente é a recompensa dos caritativos!

75. E verás os anjos circundando o Trono Divino, celebrando os louvores do seu Senhor. E todos serão julgados com equidade, e será dito: Louvado seja Allah, Senhor do Universo!

- voltar -