31ª SURATA

“LUCMAN”

Esta Surata de 34 versículos foi revelada em Makka, com exceção dos versículos de 27 a 29, que foram revelados em Madina. O argumento do Final das Coisas é continuado aqui de outro ponto de vista. Que é a Sabedoria? Será que ela vai ser encontrada? Resolverá, acaso, os mistérios do Tempo e da Natureza e do mundo mais elevado do que a natureza física, que nos aproxima mais de Allah? “Sim”, é a resposta. “Se, como no aviso do sábio Lucman, a sabedoria humana procurar Allah com adoração verdadeira, enobrecer cada ato da vida com verdadeira bondade, mas evita a falsa indulgência que infringe a lei divina e, em resumo, segue os significados dourados da virtude! E isto é indicado por cada sinal na natureza.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

1. Alef, Lam, Mim.

2. Estes são os versículos do Livro da Sabedoria.

3. Orientação e misericórdia para os benfeitores,

4. Que observam a oração, pagam o zakat e estão persuadidos da Outra Vida.

5. Estes são orientados por seu Senhor, e serão os bem-aventurados.

6. Entre os humanos, há aquele que se dá a conversas frívolas, para com isso desviar tolamente (os demais) da senda de Allah, sem conhecimento, escarnecendo-a. Esses sofrerão um castigo humilhante!

7. E quando lhe são recitados os Nossos versículos, vai embora, ensoberbecido, como se não os tivesse ouvido, como se sofresse de surdez; anuncia-lhe, pois, um doloroso castigo.

8. Em verdade, os crentes, que praticam o bem, abrigar-se-ão nos jardins do prazer,

9. Onde morarão eternamente. A promessa de Allah é verdadeira, e Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.

10. Criou o firmamento, sem colunas aparentes; fixou na terra firmes montanhas, para que não oscile convosco, e disseminou nela animais de toda a espécie. E enviamos a água do céu, com que fazemos brotar toda a nobre espécie de casais.

11. Aí está a criação de Allah! Mostrai-me, então, o que criaram outros, em lugar d’Ele! Porém, os injustos estão em evidente erro.

12. Agraciamos o Lucman com a sabedoria, (dizendo-lhe): Agradece a Allah, porque quem agradece, o faz em benefício próprio; por outro lado, quem desagradece, (saiba) que certamente Allah é, por Si, Opulento, Laudabilíssimo.

13. Recorda-te de quando Lucman disse ao seu filho, exortando-o: Ó filho meu, não atribuas parceiros a Allah, porque o politeísmo é a mais grave injustiça.

14. E recomendamos ao homem a benevolência para com os seus pais. Sua mãe o suporta, entre dores e dores, e a sua desmama é aos dois anos. (E lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais, porque o retorno será a Mim.

15. Porém, se te constrangerem a associar a Mim o que tu ignoras, não lhes obedeças; comporta-te com eles com benevolência neste mundo, e segue a senda de quem se voltou contrito a Mim. Logo o retorno de todos vós será a Mim, e, então, inteirar-vos-ei de tudo quanto tiverdes feito.

16. Ó filho meu (disse Lucman), em verdade, ainda que algo como o peso de um grão de mostarda estivesse (oculto) em uma rocha, fosse nos céus, fosse na terra, Allah o descobriria, porque é Onisciente, Sutilíssimo.

17. Ó filho meu, observa a oração, recomenda o bem, proíbe o ilícito e sofre pacientemente tudo quanto te suceda, porque isto é ter firmeza (de propósito na condução) dos assuntos.

18. E não contorças o rosto às gentes, nem andes insolentemente pela terra, porque Allah não estima arrogante e vaidoso algum.

19. E modera o teu andar e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos.

20. Porventura, não reparais em que Allah pôs ao vosso dispor tudo quanto há nos céus e na terra, e vos cumulou com as Suas mercês, cognoscíveis e incognoscíveis? Sem dúvida, entre os humanos, há os que disputam tolamente acerca de Allah, sem orientação ou Livro esclarecedor algum.

21. E quando lhes é dito: Segui o que Allah tem revelado, retrucam: Seguiremos o que vimos praticar os nossos pais! Segui-los-iam eles, mesmo que (com isso) Satanás os convidasse ao castigo do fogo abrasador?

22. Mas quem se submeter a Allah e for caritativo ver-se-á apegado à verdade inquebrantável. E em Allah reside o destino de todos os assuntos.

23. Quanto ao incrédulo, que a incredulidade dele não te atormente, porque o seu retorno será a Nós, e então o inteiraremos de tudo quanto tiver feito; Allah é Conhecedor das intimidades dos corações.

24. Agraciá-los-emos um pouco; então, lhes infligiremos um severo castigo.

25. E se lhes perguntares quem criou os céus e a terra, dirão: Allah! Dize: Louvado seja Allah! Porém, a maioria dos homens o ignora.

26. A Allah pertence tudo quanto há nos céus e na terra, porque Allah é o Opulento, o Laudabilíssimo!

27. Ainda que todas as árvores da terra se convertessem em cálamos, e o oceano (em tinta), e lhes fossem somados mais sete oceanos, isso não iria esgotar as palavras de Allah, porque Allah é Poderoso, Prudentíssimo.

28. A vossa criação e ressurreição não são mais do que (o são) a de um só ser; sabei que Allah é Oniouvinte, Onividente.

29. Não tens reparado, acaso, em que Allah insere a noite no dia e o dia na noite, e que pôs ao vosso dispor o sol e a lua, e que cada um (destes) gira em sua órbita até um término prefixado, e que Allah está inteirado de tudo quanto fazeis?

30. Isso ocorre porque Allah é a Realidade, e porque tudo quanto invocam, em lugar d’Ele, é a falsidade, e porque Allah é o Grandioso, o Altíssimo.

31. Não reparas, acaso, nos navios, que singram os mares pela graça de Allah, para mostrar-vos algo dos Seus sinais? Sabei que nisto há indícios para o perseverante, agradecido.

32. E quando as ondas, como montanhas tenebrosas, os envolvem, invocam sinceramente Allah e, tão logo Ele os põe a salvo, em terra, eis que alguns deles vacilam; entretanto, ninguém nega os Nossos sinais, além do pérfido, ingrato.

33. Ó humanos, temei vosso Senhor e temei o dia em que um pai em nada poderá redimir o filho, nem o filho ao pai. Certamente, a promessa de Allah é verdadeira! Que não vos iluda a vida terrena, nem vos iluda o sedutor, acerca de Allah!

34. Em verdade, Allah possui o conhecimento da Hora, faz descer a chuva e conhece o que encerram os ventres maternos. Nenhum ser sabe o que ganhará amanhã, tampouco nenhum ser saberá em que terra morrerá, porque (só) Allah é Sapiente, Inteiradíssimo!

- voltar -